Na manhã do último sábado (10), o Teatro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em Cuiabá, foi palco do aulão inaugural do Pré-Enem Digit@l 2025, promovido pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT). O evento marcou o início da preparação de alunos da rede pública para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), reunindo 500 estudantes em um ambiente de entusiasmo e esperança.
Durante o aulão, estudantes e professores participaram de dinâmicas de revisão e orientação sobre os conteúdos cobrados no Enem. Além disso, os alunos receberam kits de material didático, contendo conteúdos atualizados, exercícios e orientações estratégicas para um bom desempenho no exame.
A estudante Ana Victória Mendes, do 3º ano da Escola Estadual Militar Tiradentes, expressou sua gratidão pela iniciativa:
“Temos estudos gratuitos disponibilizados pela Seduc, os melhores professores, material gratuito contendo toda estratégia de garantir uma ótima nota no Enem. Estamos melhor que escolas privadas que têm que pagar para se ter uma aula.”
Já Jonathan Viegas, do 2º ano da Escola Estadual Bombeiros Militar de Cuiabá, destacou a importância do programa para sua preparação:
“A estrutura que temos é de se aproveitar. Os meus pais não têm condições de pagar um cursinho preparatório, mas nem seria necessário, pois temos de graça pela Seduc. Recebemos o material e vai nos ajudar bastante. Com disciplina e muito estudo, acredito que vou chegar lá.”
A secretária adjunta executiva da Seduc-MT, Flávia Emanuelle Soares, enfatizou o compromisso do governo com a educação dos jovens mato-grossenses:
“Estou muito feliz hoje em ver aqui lotado. Hoje é sábado e podiam estar dormindo, mas escolheram estar aqui. E daqui por diante, escolham se dedicar, porque a recompensa vem. O nosso objetivo é melhorar a educação para os nossos estudantes. Por isso, o governo do Estado dá as condições para vocês. Então, aproveitem.”
O Pré-Enem Digit@l 2025 é uma iniciativa que alia tecnologia, apoio pedagógico e acompanhamento contínuo, visando oferecer igualdade de oportunidades aos alunos da rede pública que sonham com uma vaga no ensino superior. Estudantes de todo o estado podem participar das aulas presenciais por meio de transmissões ao vivo no canal do YouTube da Seduc-MT.