OAB-MT e presidente da Assembleia repudiam vídeos do deputado Gilberto Cattani

    0
    117

    A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) e a presidente da Assembleia Legislativa (ALMT), Janaina Riva (MDB), manifestaram repúdio aos vídeos deputado estadual Gilberto Cattani (PL). Por meio de nota divulgada nesta ultima segunda-feira (29), a emedebista rechaça o colega de plenário afirmando que sua atitude de comparar mulheres com vacas é uma “banalização”. Já a OAB classifica o comportamento como “postura desrespeitosa” e estuda medidas judiciais por meio da Comissão da Mulher Advogada.

    O último vídeo que se tornou público do deputado foi um “pedido de desculpas às vacas” por compará-las a mulheres feministas.

    “É lamentável e repugnante o nível dos vídeos divulgados pelo deputado Gilberto Cattani fazendo comparação entre mulheres e animais. Tratar pautas femininas com tanta banalização e deboche demonstra o quanto ainda temos que avançar em políticas públicas que combatam a misoginia e o preconceito”, escreveu Riva em seu perfil do Instagram.

    “Milhares de mulheres são vítimas de feminicídio e violência todos os anos. Enquanto eu for deputada, não permitirei que discurso de ódio seja feito contra mulheres, feministas ou não. Esse assunto não é piada e não é passível de brincadeira”, asseverou a presidente do Legislativo estadual.

    Por sua vez, a Ordem dos Advogados avaliou que “a postura desrespeitosa do deputado Cattani não é condizente com a função que ele ocupa de representante do povo” e garantiu que estuda medidas judiciais e administrativas contra o político: “por meio da Comissão da Mulher Advogada (a OAB-MT) está estudando as medidas judiciais e administrativas cabíveis”.

    ENTENDA O CASO

    A confusão envolvendo o deputado que não se esquiva de polêmicas começou em 15 de maio, durante reunião na AL da Frente Parlamentar Contra o Aborto – “Pró-Vida”. Cattani mencionou que classes defensoras do aborto – o que classificou como “assassinato de bebês” – consideram a gestação de uma mulher até a sexta semana como “um amontoado de células”, sendo que, no caso das vacas, ninguém diz que a vaca está gestando um feto, mas um bezerro.

    Posteriormente, o bolsonarista gravou o primeiro vídeo em tom de sátira. A gravação foi acompanhada pela esposa do parlamentar, Sandra Maziero Cattani, que aparece “mugindo”. Depois, na tribuna da AL, Cattani disse que a mulher muge “porque gosta muito”.

    Nesta segunda-feira, Cattani protagonizou mais um episódio dentro do caso, ao disparar um vídeo no WhatsApp em que aparece pedindo desculpas a vacas pela associação com mulheres feministas.

    VEJA VÍDEO

    hnt.com.br

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui