Temporais no RS: Climatempo alerta para ‘perigo extremo de tempestades’ no Sul do estado; pessoas são retiradas de casa

    0
    115

    A instabilidade climática que tem assolado o estado do Rio Grande do Sul por mais de uma semana agora se desloca em direção ao Sul do estado, afetando especialmente cidades como Pelotas, Rio Grande, São José do Norte e São Lourenço. Com isso, a Climatempo emite um alerta de “perigo extremo de tempestades” para essas regiões.

    Esse alerta motivou parte da população a deixar suas residências, enquanto as prefeituras tomaram medidas preventivas, como o bloqueio de ruas e estradas, além do cancelamento de aulas. O aviso de “perigo extremo” indica a possibilidade de alagamentos generalizados, chuvas intensas de até 100 mm, ventos de até 100 km/h e queda de granizo.

    Segundo a Climatempo, nesta terça-feira (7), a frente fria responsável pelos temporais anteriores se afasta em direção ao oceano, mas a formação de tempestades persiste devido à influência de uma área de umidade proveniente da Amazônia e de um sistema de baixa pressão sobre o Paraguai.

    “Alerta para perigo extremo no Sul gaúcho, onde as tempestades podem ocorrer a qualquer momento. Na Campanha e Oeste, há alerta para chuvas a qualquer hora, podendo ser de forte intensidade. Nas Missões, Centro, Norte, Serra e Vales, prevalece um clima firme, sem chuva”, explica Patrícia Cassoli, da Climatempo.

    Na quarta-feira (8), uma segunda frente fria, originária da Argentina, deve se deslocar em direção ao alto mar, ocasionando chuvas em todo o território do RS. A situação é especialmente delicada no extremo sul do estado devido à instabilidade climática da semana anterior e à entrada de umidade adicional. Além disso, é necessário manter a atenção nas regiões da Serra, Litoral Norte e Grande Porto Alegre devido ao aumento das pancadas de chuva, somado ao cenário de chuva extrema da última semana.

    Na quinta-feira (9), a tendência é que o tempo fique firme em grande parte do estado, com sol e pouca nebulosidade nas regiões Sul, Centro e Fronteira Oeste. No entanto, as temperaturas podem chegar a 7ºC na Serra e 8ºC na sexta-feira, com máximas variando entre 16ºC e 24ºC. Entretanto, a atenção continua voltada para regiões como a Serra e o Litoral Norte, onde ainda há risco de chuvas a qualquer momento.

    Na sexta-feira (10), a previsão indica chuvas generalizadas em todo o RS, com sol entre nuvens nas regiões Oeste, Norte e Central. A situação é mais isolada nas regiões da Campanha, Sul e Norte do estado.

    Fonte: G1

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui