Redação
O Município de Cuiabá avalia a possibilidade de permitir a reabertura de unidades de ensino que atendam as turmas de berçário e educação infantil, cujo as atividades estão suspensas desde março, em razão da pandemia da Covid-19.
A informação foi revelada pelo prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), em entrevista à TV Centro América.
Conforme a Prefeitura, a retomada, caso seja permitida, deve ocorrer somente a partir do mês de setembro.
“Está havendo praticando o colapso econômico na iniciativa privada entre os que se dedicam ao berçário e educação infantil. Então, estamos estudando uma medida alternativa. Não para agora, talvez para o mês de setembro”, disse Emanuel.
“Essa retomada ocorreria de forma lenta, gradual e segura e se for possível. Não é nenhuma promessa, mas já estamos estudando para berçário e educação infantil”, emendou.
Efeito pandemia
Na última semana, o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino de Mato Grosso (Sinepe) detalhou números relativos ao setor por conta da crise sanitária.
Segundo o presidente, Gelson Menegatti, 25 escolas particulares do Estado já fecharam as portas nos últimos quatro meses. Destas, 15 estão localizadas na Região Metropolitana de Cuiabá.
A evasão de alunos, segundo ele, chega a 39,2%. Outro problema enfrentado pelas instituições de ensino é a inadimplência de 44%.