Trens de Alta Velocidade são Atacados na França no Dia da Abertura das Olimpíadas de Paris

0
Employees of SNCF railway company speak to passengers waiting for their trains' departure at the Gare Montparnasse train station in Paris on July 26, 2024 as France's high-speed rail network was hit by malicious acts disrupting the transport system hours before the opening ceremony of the Paris 2024 Olympic Games. According to SNCF a massive attack on a large scale hit the TGV network and many routes will have to be cancelled. SNCF urged passengers to postpone their trips and stay away from train stations. (Photo by Thibaud MORITZ / AFP)

Ação de vandalismo afeta transporte através do Canal da Mancha; governo não classifica como terrorismo

Uma ação coordenada de vandalismo atingiu o sistema de Trens de Alta Velocidade (TGV) na França, nesta sexta-feira (26), dia da abertura dos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Segundo a estatal ferroviária SNCF, “ataques incendiários” foram direcionados a instalações de linhas que conectam Paris a várias regiões do país, levando à suspensão imediata das operações e circulação de trens.

A Eurostar, empresa que opera o transporte ferroviário entre Londres e Paris, também confirmou a interrupção dos serviços através do Canal da Mancha, além das conexões com a Bélgica. Os principais pontos afetados pelos ataques foram as linhas que ligam Paris a Bordeaux, Estrasburgo e Lille. A ministra dos Esportes, Amélie Oudéa-Casteram, condenou veementemente o ataque, afirmando ao canal BFM que “jogar contra os Jogos é jogar contra a França”.

O chefe da polícia de Paris, Laurent Nunez, anunciou à rádio France Info que reforços seriam enviados às estações ferroviárias, que estavam lotadas devido aos ataques. O ministro dos Transportes, Patrice Vergriete, expressou em suas redes sociais a sua condenação aos atos criminosos e informou que estava coordenando os trabalhos para restaurar o tráfego. A SNCF classificou o incidente como um “ataque massivo visando paralisar a rede de linhas de alta velocidade”. Em uma publicação no “X” (antigo Twitter), a empresa pediu aos viajantes que adiassem suas viagens e evitassem ir às estações.

A segurança é uma questão central para os Jogos de Paris 2024. Nesta semana, a Promotoria Nacional Antiterrorismo da França (PNAT) prendeu um homem de 18 anos sob a suspeita de planejar ataques. Para garantir a segurança durante o evento, a França mobilizou mais de 45 mil policiais e 3 mil soldados e agentes de segurança de outras categorias.

Fonte: JovemPan

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui