Uma onda de calor intensa está atingindo grande parte do Brasil, especialmente as regiões Centro-Oeste e Sul, com previsão de continuidade até o dia 8 de outubro. Segundo Paula Nobre, da Jovem Pan, as altas temperaturas, já sentidas na semana anterior, devem persistir, com destaque para a região Centro-Oeste, onde os termômetros podem registrar valores até 5 °C acima da média esperada para esta época do ano.
Cidades como Cuiabá e Goiânia estão previstas para alcançar temperaturas próximas ou superiores a 40 °C. Embora o Sul e o Sudeste também sintam os efeitos da onda de calor, o impacto será menos intenso do que na semana passada.
No Rio Grande do Sul, especialmente nas áreas fronteiriças com o Uruguai e na Campanha Gaúcha, há previsão de chuvas intensas devido à formação de áreas de instabilidade. Em contraste, o tempo deve permanecer firme na maior parte do estado de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Contudo, Vitória pode enfrentar chuvas de moderada a forte intensidade, consequência da umidade advinda do oceano.
A primavera se faz sentir com pancadas de chuva em Goiás e Mato Grosso, previstas para a tarde desta segunda-feira. O tempo deve continuar muito quente e firme no Paraná, Mato Grosso do Sul e no norte de Minas Gerais.
As temperaturas máximas para hoje são:
- São Paulo: 33 °C
- Brasília: 32 °C
- Belo Horizonte: 28 °C
- Porto Alegre: 31 °C (com previsão de chuvas)
Fonte: Jovempan