quarta-feira, junho 16, 2021
HomeCovid-19MT, DF e outros cinco estados pedem autorização para uso emergencial da...

MT, DF e outros cinco estados pedem autorização para uso emergencial da Sputnik

UOL

Os estados que fazem parte do Consórcio Brasil Central, que reúne Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Tocantins e Rondônia, além do Distrito Federal, pediram à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) a aprovação para uso emergencial da vacina Sputnik V.

Na sexta-feira, a agência autorizou a importação do imunizante contra o novo coronavírus produzido pelo Instituto Gamaleya para os estados que fazem parte do Consórcio Nordeste (Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe).

Desde abril, o Consórcio Brasil Central negocia com o Fundo Soberano Russo a compra de 28 milhões de doses da Sputnik V. O consórcio afirma que aguarda a aprovação do uso emergencial da vacina pela Anvisa para finalizar a transação.

A autorização dada pela agência na sexta-feira para importação da Sputnik V foi feita mediante uma série de limitações, tais como:

* importação somente de vacinas das fábricas inspecionadas pela Anvisa na Rússia (Generium e Pharmstandard UfaVita)

* obrigação de análise lote a lote que comprove ausência de vírus replicantes e outras características de qualidade

* notificação de eventos adversos graves em até 24 horas

Além da Sputnik V, a Anvisa também liberou na sexta a importação de doses da Covaxin, vacina produzida pela Bharat Biotech, da Índia.

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments