Crimes Ambientais no Pantanal: Pecuarista investigado por desmate químico é acusado de secar curso d’água e poluir corixo

    0
    17

    O pecuarista Claudecy Oliveira Lemes está sendo investigado por crimes ambientais no Pantanal Mato-Grossense, após denúncias de desmate químico em uma área que abrange 81 mil hectares. Além disso, relatórios da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) indicam que ele também é responsável pelo secamento de 120 metros de um curso d’água e pela poluição das águas do Corixo do Bugio, na região de Barão de Melgaço, situada a 113 km ao sul.

    De acordo com o Ministério Público de Mato Grosso, Claudecy teria realizado a dragagem do Rio São Lourenço e construído um dique ou barragem no Corixo do Bugio sem autorização ambiental. Essas intervenções teriam resultado na destruição de vegetação nativa em uma área de preservação permanente, além de causar danos ao curso d’água e à qualidade das águas.

    A denúncia do Ministério Público destaca que a alteração do fluxo natural da água afetou diretamente as baías de alimentação hídrica, comprometendo a quantidade e a qualidade da água e ameaçando a sobrevivência de espécies aquáticas e da fauna silvestre local.

    O pedido de prisão contra Claudecy também menciona outros crimes ambientais, com ênfase no desmate químico. A Politec identificou o uso irregular de quatro defensivos agrícolas considerados perigosos ao meio ambiente: imazamox, picloram, 2,4 – D e fluroxipir. Esses produtos foram utilizados de maneira ilegal em uma área significativa das propriedades do pecuarista, totalizando mais de 81 mil hectares.

    Os resultados da perícia revelaram que esses defensivos foram empregados de forma criminosa para desmate químico, prejudicando o ecossistema local e causando danos irreparáveis ao meio ambiente.

    Fonte: GazetaDigital

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui