Deputada recebe com tristeza negativa ao fornecimento de absorventes e vai recorrer para derrubar veto

    0
    220

    A deputada Janaina Riva (MDB) lamentou e disse que recebeu com muita tristeza o veto do Executivo ao Projeto de Lei 981/2020, que previa fornecimento de absorvente nas escolas estaduais e postos de saúde. A decisão contrária foi divulgada nesta terça-feira (20).

    De autoria do falecido deputado Silvio Fávero (PSL) e da deputada, o projeto era uma maneira de atender a meninas carentes, sem condições de comprar o item pessoal. Em seu discurso, em sessões anteriores, a deputada argumentou que esse era um assunto de saúde pública, uma vez que garotas passavam a usar materiais alternativos e pouco seguros para conter o fluxo. Além de faltarem às aulas por vergonha ou medo por estarem sem o absorvente.

    “A questão da pobreza menstrual não se trata de supérfluo, é uma condição mensal inerente às mulheres, que não podem escolher essa situação ou não. Mesmo diante da negativa, vou lutar pela derrubada do veto junto aos meus colegas, tão logo o recesso parlamentar chegue ao fim e as sessões retornem”, garantiu a deputada.

    O texto foi aprovado pelos deputados em sessão realizada em 16 de junho e seguiu para sansão do governo, que o vetou.

    Por Esportes & Notícias

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui