Prefeito destaca que ferrovia é “sonho de décadas” e trará grande desenvolvimento para Mato Grosso

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    Anos de atritos e alfinetadas o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), e o governado Mauro Mendes (DEM) concordam no que trata do projeto da ferrovia estadual, que irá ligar Rondonópolis a Lucas do Rio Verde. O edital de chamamento público foi lançado na segunda-feira (19) e nesta terça-feira (20) o emedebista se manifestou sobre a satisfação da realização do “sonho” sobre trilhos que se arrasta há décadas.

    Emanuel é presidente do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico e Social do Vale do Rio Cuiabá e já puxou a frente para a implantação do terminal em Cuiabá, que, segundo ele, vai contribuir muito para o desenvolvimento da cidade e dop estado.

    “Essa é uma luta de 40, 50 anos. Esses debates por meio do Movimento Pró-ferrovia nunca deixaram de existir. O secretário Vuolo, inclusive, saiu da pasta da Cultura para pasta de Agricultura para lhe dar mais autoridade e legitimidade e continuar a luta da família, a luta do senador, a luta de Cuiabá para que o traçado da ferrovia incluísse a Capital. Então, tudo isso já vem sendo desenhado e essa luta não é de agora”, declarou o prefeito.

    O secretário Francisco Vuolo é filho do senador Vicente Vuolo, morto em 2001, e um dos entusiastas da ferrovia no país. Ele trabalhou para que os trilhos chegassem a Cuiabá, mas não viu seu objetivo concluído.

    “Agora está sendo mais uma geração de autoridades, de instituições e de segmentos representativos da sociedade que participam e dão sua contribuição para que este sonho se realize e para que Cuiabá lidere esse processo, preparando Mato Grosso a um boom desenvolvimentista”, disse o prefeito.

    A ferrovia deve custar R$ 12 bilhões e sua primeira etapa, até Cuiabá, tem previsão de entrega para 2025.

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