Bombeiros Combatem Incêndios no Pantanal em Poconé e Cáceres

0
32

Quase 30 bombeiros estão mobilizados para combater os incêndios no Pantanal, especificamente nas regiões de Poconé e Cáceres, no Mato Grosso.

Desde o dia 6 de junho, as chamas têm devastado duas propriedades no Pantanal, localizadas na Fazenda Cambarazinho, em Poconé (104 km de Cuiabá), e no Porto Conceição, em Cáceres (217 km de Cuiabá). Para combater o fogo, 29 bombeiros militares estão em ação, utilizando seis caminhonetes, quatro barcos, duas pás-carregadeiras, uma motoniveladora e um quadriciclo. Além disso, o Batalhão de Emergências Ambientais, em Cuiabá, está monitorando remotamente a situação via satélites.

Condições Climáticas e Medidas de Prevenção

A propagação das chamas tem sido facilitada pela severa estiagem e baixa umidade do ar. O Corpo de Bombeiros solicita à população que respeite o período proibitivo de uso do fogo para manejo e limpeza de áreas na zona rural, que vigora até 31 de dezembro no Pantanal. Na Amazônia e Cerrado, a proibição começa em 1º de julho e termina em 30 de novembro, enquanto nas áreas urbanas, o uso do fogo é proibido durante todo o ano. Qualquer indício de incêndio deve ser denunciado pelos números 193 ou 190.

Esforços de Combate ao Fogo

Para conter os incêndios, os bombeiros estão realizando combates diretos nos pontos acessíveis e construindo aceiros para impedir a expansão das chamas. No Porto Conceição, a equipe conta com o apoio de 17 brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio). O Batalhão de Emergências Ambientais utiliza satélites para monitorar todos os incêndios florestais no Estado e orientar as equipes em campo.

Focos de Calor em Mato Grosso

De acordo com o Programa BDQueimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), foram registrados 55 focos de calor em Mato Grosso entre segunda e terça-feira, com a última checagem às 14h. Desses focos, 30 estão na Amazônia, 15 no Cerrado e 10 no Pantanal. É importante destacar que um foco de calor isolado não representa necessariamente um incêndio florestal, mas um incêndio florestal pode ser identificado pelo acúmulo de focos de calor.

Fonte: BiaxadaCuiabana

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui