O pré-candidato a prefeito de Cuiabá, deputado Eduardo Botelho (União), apresentou propostas para aumentar o número de vagas em creches e estabelecer parcerias com instituições filantrópicas. A iniciativa foi debatida em um encontro com profissionais da educação, como parte do plano de governo do parlamentar.
Déficit de Vagas em Creches
Atualmente, Cuiabá atende 13.920 crianças nas creches municipais. No entanto, a prefeitura enfrenta um déficit de 3.400 vagas, enquanto dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam que a situação é ainda mais grave, com 11.357 crianças de 0 a 3 anos sem atendimento educacional na capital.
Propostas de Botelho
Botelho enfatizou a responsabilidade da prefeitura em localizar e atender todas as crianças que ainda não estão matriculadas nas creches. “É obrigação da prefeitura buscar essas crianças, saber onde elas estão, porque não estão nas creches, precisamos fazer a nossa parte e cuidar das nossas crianças, defender o direito à educação”, declarou o deputado.
Expansão das Vagas e Parcerias
O plano de governo de Botelho prevê a construção de pelo menos oito novos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) para ampliar o número de vagas. Além disso, ele planeja estabelecer parcerias com instituições filantrópicas para garantir que nenhuma criança fique fora da creche. “O importante é não deixar nenhuma criança fora da creche. As mães precisam ter onde deixar seus filhos com segurança para poder trabalhar”, afirmou Botelho.
Recursos e Planejamento
Para agilizar a ampliação das vagas, Botelho, em sua atuação como deputado, assegurou recursos na ordem de R$ 120 milhões, previstos para este ano. O objetivo é eliminar o déficit de aproximadamente 40 mil vagas em Mato Grosso, conforme dados do Gabinete de Articulação para a Efetividade da Política Pública da Educação em Mato Grosso (Gaepe-MT).
Participação da Comunidade
Botelho, que tem 17 anos de experiência como professor, enfatizou a importância de ouvir as demandas dos profissionais da educação que vivem o dia a dia das escolas municipais. Ele destacou que o plano de governo está sendo elaborado com a participação de técnicos e profissionais da área, visando criar um projeto viável e que realmente atenda às necessidades da população.
Fonte: MidiaNews