Candidatos à Prefeitura de Cuiabá Propõem ‘Cidade Verde’ e Construção de Praia Artificial

0

Os primeiros candidatos a registrarem suas candidaturas para a Prefeitura de Cuiabá, Eduardo Botelho (União) e Lúdio Cabral (PT), apresentaram propostas inovadoras e criativas para lidar com o clima quente da capital mato-grossense, conhecida como uma das cidades mais quentes do Brasil.

Entre as ideias destacadas, Botelho sugere a criação de uma Praia Artificial em Cuiabá, além de transformar a cidade em um polo de eventos temáticos relacionados ao calor, como festivais de sorvetes, sucos e chopes, para atrair empreendimentos como parques aquáticos. A proposta visa aproveitar o título de “cidade mais quente do Brasil” como uma estratégia econômica. “Desenvolver uma estratégia econômica para aproveitar do mote que Cuiabá é a cidade mais quente do Brasil com ruas e festivais temáticos com sorveterias, sucos e choperias para atrair Parques Aquáticos para a cidade e a construção de uma Praia Artificial com orlas para entretenimento,” consta no plano registrado na justiça eleitoral.

Por outro lado, Lúdio Cabral foca na revitalização ambiental, propondo resgatar o título de “Cidade Verde” de Cuiabá, que foi substituído pelo apelido “Cuiabrasa” devido ao calor extremo. O candidato planeja a arborização intensiva das vias urbanas e a criação de áreas de preservação permanentes. “Resgatar a relevância do título de Cuiabá Cidade Verde a partir das bacias hidrográficas dos nossos 29 córregos urbanos, que devem ter as áreas de preservação permanente renaturalizadas com arborização nativa e formando uma rede ecossistêmica integrada com a arborização das vias urbanas da cidade,” explica o documento.

Ambas as propostas são viáveis e já foram implementadas com sucesso em outras cidades do Brasil e do mundo. No caso das praias artificiais, há exemplos em condomínios privados, e cidades como Maringá (PR) já estão concluindo projetos de praias públicas. Já a ideia de corredores 100% arborizados é inspirada em Campo Grande, que foi reconhecida em 2022 como uma das cidades mais arborizadas do mundo.

Fonte: BaixadaCuiabana

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui