Com a morte do Papa Francisco, inicia-se um dos rituais mais solenes e meticulosamente coreografados da Igreja Católica. O Cardeal Kevin Farrell, que serve como camerlengo (administrador interino do Vaticano), já assumiu suas funções durante o período de sede vacante. Seguindo a tradição milenar, o camerlengo verificou oficialmente a morte do pontífice, chamando-o três vezes pelo nome de batismo e, não obtendo resposta, declarou formalmente seu falecimento.
O próximo passo simbólico será a destruição do Anel do Pescador, um anel de ouro usado pelo Papa e beijado pelos católicos em sinal de reverência. O camerlengo retirará o anel e o partirá em dois perante um grupo de cardeais, um ato que não apenas evita eventuais falsificações de documentos, mas também simboliza o fim do reinado papal.
De acordo com o protocolo vaticano, o corpo de Francisco será levado para a Capela Santa Marta e, na quarta-feira (23), seguirá para a Basílica de São Pedro, onde ficará exposto durante três dias para que os fiéis possam prestar suas últimas homenagens. Diferentemente de seus antecessores, Francisco mudou as regras dos funerais papais e escolheu ser enterrado fora dos muros vaticanos, na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma, um local de profundo significado espiritual para ele.
A data do funeral será anunciada nesta terça-feira (22), enquanto o mundo católico inicia um período de luto de nove dias, conhecido como novemdiales. Quinze dias após o falecimento, terá início o conclave papal, uma assembleia à porta fechada em que o Colégio dos Cardeais elegerá
o próximo líder da Igreja Católica.
Durante o conclave, todos os cardeais elegíveis (aqueles com menos de 80 anos e não excomungados) serão fechados na Capela Sistina. No primeiro dia, celebrarão uma missa e depois se dirigirão para a capela onde jurarão seguir as regras da eleição. A votação prosseguirá diariamente até que um candidato obtenha uma maioria de dois terços. O mundo saberá que um novo Papa foi escolhido quando a fumaça branca sair da chaminé da Capela Sistina, em contraste com a fumaça negra que sinaliza uma votação inconclusiva.