Os Estados Unidos registraram o quarto caso humano de gripe aviária, desta vez no estado do Colorado, conforme anunciaram autoridades sanitárias nesta quarta-feira (3). Este caso está ligado a uma epidemia do vírus que se espalha entre o gado bovino. Apesar disso, o risco para a população em geral nos EUA continua “baixo”, segundo os Centros de Prevenção e Controle de Doenças (CDC).
Como nos casos anteriores, a pessoa contaminada trabalha em uma fazenda e foi exposta a vacas infectadas, informou o CDC em um comunicado. O indivíduo apresentou apenas sintomas nos olhos, recebeu medicação antiviral e já se recuperou.
O primeiro caso humano nos EUA foi anunciado em 1º de abril, no estado do Texas. Naquela ocasião, foi o primeiro caso conhecido mundialmente de gripe aviária transmitida de uma vaca para um ser humano. Posteriormente, outros dois casos foram relatados no estado de Michigan, no norte do país.
A epidemia, detectada pela primeira vez em março, afetou diversos rebanhos bovinos em vários estados dos EUA. Especialistas estão preocupados com o aumento do número de mamíferos infectados pela doença, embora os casos humanos ainda sejam raros. Eles temem que a alta circulação do vírus possa facilitar mutações, permitindo a transmissão de pessoa para pessoa.
Os CDC reforçaram a necessidade de cautela para trabalhadores que tenham contato com vacas infectadas, reiterando a importância de medidas preventivas para evitar a propagação do vírus.
Fonte: JovemPan