Mais de 290 Agressores Presos por Violência Doméstica e Sexual no Primeiro Semestre de 2024

0

Mais de 290 agressores foram presos pela Polícia Civil no primeiro semestre de 2024, em quatro operações voltadas para o combate à violência doméstica e contra vítimas vulneráveis, como crianças, adolescentes e idosos. Além das prisões, a Polícia Civil realizou diversas atividades preventivas, incluindo palestras e fiscalizações.

Operação Nacional Átria

Em março, a Operação Nacional Átria resultou na prisão em flagrante de 253 agressores em Mato Grosso, envolvidos em delitos de violência doméstica, sexual e contra a vida. Outros 33 foram detidos por mandados judiciais temporários e preventivos. A operação contou com a atuação da Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres e Vulneráveis, juntamente com as delegacias especializadas de Defesa da Mulher, e seções de atendimento às vítimas de violência doméstica e sexual.

Durante a operação, 1.789 vítimas foram atendidas, 12 resgatadas de suas moradias, 60 sofreram lesões corporais, 18 violência sexual e 780 solicitaram medidas protetivas de urgência.

Operação Luísa Mahin

Na capital, a Delegacia Especializada de Defesa da Mulher conduziu a Operação Luísa Mahin, que cumpriu 13 ordens judiciais contra agressores de violência doméstica. Foram apreendidas cinco armas de fogo, munições e aparelhos celulares. A operação também visou autores de violência que descumpriram medidas protetivas de urgência.

Operação Caminhos Seguros

Realizada em todo o estado, a Operação Caminhos Seguros focou no combate à exploração sexual de crianças e adolescentes, além de conscientizar a população sobre a importância da proteção à infância. Em uma fiscalização na BR-163, em Rosário Oeste, dois homens foram flagrados fornecendo bebida alcoólica a um adolescente.

Operação Virtude – Junho Violeta

Em junho, a Delegacia Especializada de Delitos Contra a Pessoa de Cuiabá intensificou a apuração de denúncias de violência contra idosos. Foram verificadas mais de 40 denúncias em Cuiabá. A ação faz parte da Operação Virtude, deflagrada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, que visa intensificar ações preventivas e de combate à violência contra idosos.

No Brasil, mais de 5,3 mil denúncias de crimes contra idosos foram registradas no ano passado, com 11,5 mil vítimas atendidas e 200 prisões realizadas.

Fonte: BaixadaCuiabana

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui