O maratonista brasileiro Daniel Ferreira do Nascimento, conhecido como Danielzinho, foi suspenso provisoriamente após testar positivo para três substâncias proibidas. A suspensão foi anunciada pela Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), conforme lista atualizada divulgada nesta segunda-feira. Danielzinho, único brasileiro classificado para a maratona dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, viu suas chances de participar do evento desaparecerem devido ao doping.
Em um teste fora de competição realizado no dia 4 de julho de 2023, foram detectadas as substâncias drostanolona, metenolona e nandrolona no organismo de Danielzinho. A namorada do atleta, Graziele Zarri, também foi suspensa provisoriamente e aparece na lista de atletas que falharam nos testes antidoping.
Danielzinho, de 25 anos, era visto como sucessor de grandes maratonistas brasileiros, como Marilson Gomes, bicampeão da Maratona de Nova York, Vanderlei Cordeiro de Lima, medalhista de bronze em Atenas 2004, e Ronaldo da Costa, ex-recordista mundial da maratona. Em abril de 2023, Danielzinho obteve o índice olímpico na Maratona de Hamburgo. No ano anterior, ele terminou em terceiro lugar na Maratona de Seul, com um tempo de 2h04min51s, estabelecendo um recorde sul-americano e tornando-se o atleta não nascido na África mais rápido do mundo na prova.
Nos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023, Danielzinho não participou da prova dos 10.000 metros, alegando ter se atrasado para pegar o ônibus para o estádio.
Fonte: JovemPan