O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, reuniu-se com representantes da Associação Comercial e Empresarial de Cuiabá (ACCuiabá) e da Associação das Empresas de Informática e Telecomunicações (ASSEITE) para discutir possíveis incentivos fiscais destinados à revitalização e modernização do Centro Histórico da capital. O encontro, realizado no dia 4 de junho, foi intermediado pela Secretaria Municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, liderada pelo secretário Francisco Vuolo.
Atualmente, diversas políticas públicas estão em andamento para a revitalização do Centro Histórico, com o objetivo de ampliar o projeto de requalificação dos espaços existentes. A proposta inclui a criação de um Centro Tecnológico (CT) na região, visando a colaboração entre a iniciativa privada e universidades.
Objetivos do Projeto
O projeto do Centro Tecnológico visa revitalizar o patrimônio histórico cuiabano, atraindo visibilidade, gerando renda e fomentando o comércio local. Emanuel Pinheiro é um entusiasta da ideia de transformar a tradicional região em um polo acadêmico e tecnológico, atraindo estudantes e jovens.
“Transformar a região do Centro Histórico em um polo acadêmico e tecnológico sempre foi um grande sonho meu. Apoio a criação de um Centro Tecnológico, pois acredito que contribuirá significativamente para a sustentabilidade econômica e fortalecerá o centro da cidade”, afirmou o prefeito.
Planos e Expectativas
O secretário Francisco Vuolo destacou que outras reuniões focadas na área educacional e tecnológica já foram realizadas, com o objetivo de formar uma zona tecnológica que incentive atividades ligadas ao desenvolvimento de sistemas e softwares.
“A determinação do prefeito é revitalizar o Centro Histórico, considerando os pilares social, arquitetônico e econômico. Estamos trabalhando para criar uma zona tecnológica que garantirá a sustentabilidade econômica da região”, explicou Vuolo.
Apoio e Receptividade
Para o presidente da ASSEITE, a intenção é sensibilizar o prefeito sobre a necessidade de benefícios fiscais similares aos oferecidos em outras capitais. Ele destacou a importância de desenvolver o setor tecnológico em Cuiabá, crucial para o agronegócio e outras indústrias.
“O setor de tecnologia no Mato Grosso compete em condições desiguais com empresas de outras capitais. Queremos fomentar a economia tecnológica aqui em Cuiabá”, salientou o presidente da ASSEITE.
Jonas Alves, presidente da ACCuiabá, ressaltou a receptividade do prefeito e sua preocupação em atender o setor de tecnologia.
“O prefeito foi muito receptivo à nossa demanda e está comprometido em facilitar a ocupação do Centro Histórico, especialmente para as empresas de tecnologia. Ele é sensível à causa e está disposto a abrir espaços necessários para que possamos competir em igualdade com o resto do país”, destacou Jonas Alves.
Fonte: BaixadaCuiabana