A greve dos professores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) chegou ao fim nesta segunda-feira (1º). Os docentes estavam paralisados desde 17 de maio, acompanhando o movimento grevista de outras instituições federais em todo o país.
Fim da Greve Anunciado pelo DCE
O anúncio do fim da greve foi feito pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFMT, logo após a assembleia-geral realizada nesta segunda-feira. Os professores aguardavam a assinatura definitiva do termo de acordo entre as entidades representantes da Educação Federal (ANDES-SN, Sinasefe e Fasubra) e o governo federal para encerrar a paralisação.
Acordo e Negociações
Na última quarta-feira (26), o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES) já havia indicado às bases o fim da greve. No entanto, a decisão final cabia a cada unidade, que deveria realizar uma votação para definir o rumo do movimento.
O termo de acordo foi assinado na noite de quinta-feira (27), após 74 dias de paralisação. As propostas foram aceitas após um processo de negociação da campanha salarial de 2024.
Reunião para Definir Retorno das Aulas
O DCE convocou o Conselho de Entidades de Base (CEB) para uma reunião nesta terça-feira (02), a fim de dialogar com os centros e diretórios acadêmicos sobre a data de retorno das aulas da graduação, de forma a não prejudicar os estudantes.
Reivindicações Atendidas
Os professores reivindicavam reajustes salariais e melhorias nas universidades e institutos federais. Na semana passada, os técnicos administrativos também decidiram pelo fim da greve, sinalizando um acordo com o governo.
Fonte: GazetaDigital