Rússia Afirma Ter Destruído Cinco Caças Ucranianos em Campo de Aviação

0

A Rússia declarou nesta terça-feira (2) ter destruído cinco caças ucranianos SU-27 utilizando mísseis Iskander-M, além de danificar outros dois, no campo de aviação de Myrhorod, localizado na região central de Poltava, na Ucrânia.

Confirmação e Negação Ucraniana

A Ucrânia confirmou o ataque ao campo de aviação, mas negou que os danos fossem da magnitude relatada pelo Kremlin. As autoridades ucranianas não especificaram os detalhes dos estragos causados.

Imagens e Declarações Russas

O Ministério da Defesa da Rússia divulgou imagens do ataque que mostravam fumaça e chamas no campo de aviação. No entanto, não foi especificada a data exata do ataque. “Como resultado do ataque russo, cinco caças multifuncionais SU-27 ativos foram destruídos e dois foram danificados”, declarou o ministério.

Preparativos de Kiev e Resposta Ucraniana

A ofensiva russa ocorre enquanto Kiev se prepara para receber os primeiros caças F-16, projetados pelos EUA, os quais Moscou prometeu destruir. Yuriy Ihnat, oficial da força aérea ucraniana, confirmou o ataque em Myrhorod, mas minimizou os danos relatados pela Rússia. “Houve um ataque. Houve algumas perdas, mas não as que o inimigo afirma, afinal, eles sempre exageraram desde o início da invasão”, escreveu Ihnat em comunicado no Facebook na noite de segunda-feira (1).

Uso de Drones de Reconhecimento

Blogueiros militares ucranianos relataram que um drone de reconhecimento russo sobrevoou o campo de aviação para ajudar a coordenar o ataque. Ihnat confirmou a ameaça representada por esses drones. “Não há meios suficientes para destruir drones de reconhecimento”, disse Ihnat à Reuters, destacando que esses drones representam uma “ameaça muito séria”. “Eles voam e relatam tudo em tempo real, permitindo que os mísseis Iskander atinjam o alvo em questão de minutos”, concluiu.

Fonte: CNNBrasil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui