segunda-feira, junho 14, 2021
HomeDestaqueMães destacam articulação da Câmara na inclusão de pessoas com autismo na...

Mães destacam articulação da Câmara na inclusão de pessoas com autismo na lista de prioridades da vacina

A Câmara Municipal de Cuiabá participou da articulação para que as pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) fossem incluídas na lista de prioridade da vacinação contra a covid-19. Por enquanto, apenas maiores de 18 anos estão sendo vacinados.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Juca do Guaraná Filho (MDB) destacou a importância dessa ação que tem beneficiado diversas famílias.  “Estamos muito felizes pelo prefeito ter atendido o nosso pedido, essa é uma ação muito importante. Queremos que se estenda também aos familiares e seus acompanhantes”, disse.

Solanyara Maria da Silva, mãe de um menino autista, comentou que a vacina tem papel fundamental na vida das pessoas com o espectro.

“O autismo traz uma deficiência grande de interação social e longe desse ambiente social eles sofrem muito, o impacto é muito grande. O retorno ao convívio será mais difícil, gradativo, então, o impacto fazendo a vacinação é imenso para as pessoas com autismo”, explicou.

A presidente da Associação de Amigos do Autista (AMA) de Mato Grosso, Kelly Cristina do Nascimento, que também tem uma filha de nove anos com TEA, frisou que espera que a imunização também chegue aos familiares e aos menores de 18 anos.

“Foi de extrema importância a articulação do vereador Juca, que conseguiu intermediar com a secretária municipal de Saúde e Prefeitura de Cuiabá. Nós também solicitamos que os pais e os cuidadores também sejam vacinados, para passarmos uma proteção maior para eles também”, afirmou.

Camila Cabral/Secom Câmara

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments