quarta-feira, abril 14, 2021
Home Covid-19 População busca serviços no Centro de Triagem pela eficiência no atendimento

População busca serviços no Centro de Triagem pela eficiência no atendimento

A capacidade de oferecer atendimentos, exames e consultas de modo eficaz é um dos pontos decisivos para a população recorrer aos serviços disponibilizados no Centro de Triagem Covid-19, instalado na Arena Pantanal, em Cuiabá.

A responsável pela unidade de triagem, Patrícia Neves, relata que nos últimos meses o atendimento no local tem atingido diariamente a sua capacidade máxima, que é de 900 senhas por dia.

Para ela, esse aumento na procura ocorre porque as pessoas não encontram com tanta facilidade os serviços ofertados pelo Centro, como consulta médica, exame de detecção da Covid-19, tomografia e entrega de medicamento, em casos de prescrição médica.

“Apesar da lotação, nós mantemos o trabalho com qualidade e eficiência, que se resume em oferecer todo atendimento cabível e necessário ao paciente que precisa saber se está ou não com Covid-19, avaliar o comprometimento do pulmão e ainda, se o médico indicar, fazer tomografia e tomar os medicamentos para não agravar o caso”, acrescenta Patrícia.

Após ir no Pronto Socorro Municipal de Cuiabá em busca de exames para a detecção do coronavírus, José Gomes da Silva pediu ajuda para um amigo que trabalha na Prefeitura do município. “Depois de muita enrolação, disseram que não fazia”, lembra José.

Desanimado na busca pelo exame, José resolveu realizar o teste em um laboratório particular, mas foi comunicado de que os kits necessários para a coleta tinham acabado. “A doutora que me atendeu disse que aqui na Arena fazia. Então vim e fiz certinho. Aqui fui muito bem atendido. Foi rápido e organizado”, comenta José.

A jornada de Rita Vieira até o Centro de Triagem já foi mais curta, pois ela não precisou buscar pelo serviço em outro lugar e ficou sabendo que no local seria atendida de forma rápida. “Então vim direto aqui. Foi bom. Fui bem atendida”, relata Rita.

Após a filha ser atendida em uma unidade de saúde particular da cidade, Laura Soares também foi orientada a buscar os serviços do Centro de Triagem. “Eu vim para cá por indicação. Uma unidade particular me indiciou, me disseram que é referência. Já saí daqui medicada, então, para mim, foi bom”, conta Laura.

Preocupado com o número de pessoas que vem testando positivo nos últimos dias, o coordenador do local, Ênio de Souza, alerta sobre a importância de manter as medidas de biossegurança, como o uso da máscara, a lavagem das mãos com água e sabão e evitar aglomeração.

“Apesar de nosso objetivo é o de atender somente pessoas com sintomas leves, tem vindo para cá muita gente mal, com estado mais avançado. Então é muito importante as pessoas continuarem se cuidando”, pede o coordenador.

O Centro de Triagem é um reforço para a rede de Atenção Básica, que é uma atribuição das gestões municipais. Esse auxilio visa ao atendimento de pessoas que apresentam sintomas leves da Covid-19.

Para os casos com sintomas graves, que necessitam dos recursos de uma internação, a porta de entrada continua sendo as unidades de saúde da rede municipal, como Unidades de Pronto Atendimento e Pronto Socorro.

Balanço

Aberto ao público desde o dia 22 de julho, o Centro de Triagem Covid-19 atendeu 125.896 pessoas até o dia 09 de março de 2021. Desse total, 21.772 testaram positivo para o novo coronavírus, 68.836 tiveram o resultado negativo e 35.288 apresentaram quadro suspeito da doença.

No mesmo período, foram realizadas 9.303 tomografias, exame de avaliação dos pulmões que auxilia no diagnóstico e tratamento da doença. Para o tratamento dos pacientes que testaram positivo ou que apresentaram a suspeita de coronavírus, a farmácia da unidade já entregou 57.060 medicamentos. Os remédios são fornecidos somente após realização de consulta e prescrição médica.

Serviço

O atendimento no Centro de Triagem é de segunda a sábado, das 7h às 17h. São entregues até 900 senhas por dia, sendo 500 emitidas pela internet – por meio do link triagem.mt.gov.br – e 400 senhas presenciais entregues das 6h às 6h45.

É obrigatório o uso de máscaras de proteção e as equipes do Corpo de Bombeiros monitoram o local para garantir a organização do espaço durante a entrega das senhas. O Centro de Triagem na Arena Pantanal fica localizado na Av. Agrícola Paes de Barros, s/n – Verdão, em Cuiabá.

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments