Governo assina contrato para obras no Portão do Inferno e aguarda licenças ambientais

    0
    22

    O governador Mauro Mendes oficializou nesta quinta-feira (28) a assinatura da ordem de serviço com a empresa Lotufo Engenharia e Construções LTDA, responsável pela execução das obras no Portão do Inferno, localizado em Chapada dos Guimarães (67 km de Cuiabá). O projeto visa pôr fim aos recorrentes deslizamentos de terra na região, um problema que tem causado preocupação.

    No entanto, para que as obras possam iniciar, é necessário o aval do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), uma vez que as rochas a serem trabalhadas estão dentro de um parque federal.

    Durante coletiva de imprensa realizada no Palácio Paiaguás, Mendes destacou a importância da articulação com a bancada federal de Mato Grosso e com o secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Garcia, para agendar uma reunião com os órgãos ambientais e pressionar pela concessão das licenças necessárias.

    Segundo o governador, o objetivo é garantir que as obras sejam autorizadas em caráter emergencial, uma vez que a situação atual demanda uma resposta rápida e eficaz. Caso as licenças não sejam concedidas prontamente, Mendes ressaltou que os órgãos ambientais terão que prestar esclarecimentos à sociedade sobre os impactos causados pela demora.

    O projeto, estimado em R$ 29 milhões, tem previsão de conclusão em 3 meses. Após o recorte das rochas ameaçadoras, a rodovia será realocada, garantindo maior segurança aos usuários diante dos riscos apresentados pelo trecho atual. A solução adotada foi considerada a mais viável em termos de custo, tempo e eficiência pela equipe técnica responsável.

    As obras serão realizadas durante o período diurno, das 7h30 às 16h30, mantendo o esquema de “Pare e siga” para o fluxo de veículos. Aos fins de semana, o trecho estará totalmente liberado. Com o avanço dos trabalhos, a expectativa é de que a via possa ser completamente liberada para circulação.

    Fonte: GazetaDigital

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui