Novo programa de qualificação da Seciteci oferece cursos na área industrial

    0
    336

    Na tarde desta quinta-feira (04) a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), lançou em Rondonópolis (212 km ao Sul de Cuiabá), o programa Qualifica Seciteci, que prevê a qualificação profissional de jovens em situação de vulnerabilidade e atingidos pela Covid-19, para o mercado de trabalho.

    O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) será contratado para ofertar 14 cursos que não fazem parte do portólio da Seciteci.

    Neste primeiro momento serão contemplados seis municípios da região Sul do Estado: Rondonópolis, Poxoréu, Paranatinga, Juscimeira, Alto Araguaia e Pedra Preta.

    O secretário da Seciteci, Nilton Borgato, esclarece que para dar início ao programa, a pasta conta com a expertise do Senai, mas prevê ampliações destas ações.

    “A ideia é capacitar e qualificar mais pessoas para dar continuidade ao desenvolvimento do Estado. Nesta primeira etapa, contemplaremos a região Sul, mas em breve faremos a ampliação do projeto para outras regiões, por meio de novas parcerias e apoios, para realmente transformar mais e mais vidas”, reforçou o gestor.

    São 500 vagas para 25 turmas, que farão cursos de formação inicial e continuada, com duração de 160 horas, nas áreas de construção civil, metalomecânica, têxtil, alimentos e energia, entre eles, padeiro, salgadeiro, operador de empilhadeira, mecânico de manutenção industrial, eletricista instalador predial, torneiro mecânico, auxiliar de manutenção eletrônica entre outros.

    “O nosso propósito é transformar vidas, para a competitividade da indústria, então estes cursos estão pautados no desenvolvimento local. A ideia é exercitar nossa missão, por meio da oferta da educação profissional, da tecnologia, inovação, para fomentar o desenvolvimento dos municípios”, disse Lelia Brun, diretora regional do Senai Mato Grosso.

    Para realizar esta primeira etapa do programa, a Seciteci conta com o aporte financeiro de emenda parlamentar destinada pelo deputado estadual Thiago Silva.

    “Destinamos esta emenda por estamos focados na educação e no desenvolvimento do Estado, para ampliação do nosso mercado e instalação de novas empresas, precisamos qualificar os jovens para o mercado de trabalho”, esclareceu o deputado.

    O período de inscrições para os cursos serão de 17 de fevereiro a 03 de março que estarão disponíveis no site da Seciteci e do Senai. O início das aulas está previsto para 08 de março.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui