Pecuarista acusado de desmatar o Pantanal é autuado pela PF por porte de munições em aeroporto

    0
    75

    Claudecy Oliveira Lemes, pecuarista investigado por desmatamento químico no Pantanal Mato-Grossense e multado em R$ 2,8 bilhões, foi autuado pela Polícia Federal ao tentar embarcar em um avião com 50 cartuchos calibre 9mm em Rondonópolis. Além desse episódio, o fazendeiro enfrenta outros processos.

    A apreensão ocorreu em novembro do ano passado, durante uma inspeção de rotina. A PF iniciou um inquérito para investigar Claudecy por possível crime relacionado ao Sistema Nacional de Armas, conduzido na 3ª Vara Criminal de Rondonópolis.

    O pecuarista ganhou destaque nacional após uma reportagem, veiculada no domingo (14), revelar o maior dano ambiental já registrado em Mato Grosso.

    Segundo as investigações, os crimes ambientais foram cometidos por meio de ações reiteradas em propriedades rurais de Barão de Melgaço, totalmente inseridas no Pantanal Mato-Grossense, através do uso irregular de agrotóxicos em áreas de vegetação nativa. O desmatamento ilegal resultou na morte de espécies arbóreas em pelo menos sete propriedades rurais, com a destruição de vegetação de áreas de preservação permanente (APP) e da biodiversidade.

    O Ministério Público de Mato Grosso (MPMT) solicitou a prisão de Claudecy e outras duas pessoas, porém, a justiça negou o pedido. O MP recorreu da decisão.

    A área desmatada pelo fazendeiro Claudecy Oliveira Lemes é maior que pelo menos 10 municípios do estado. Uma investigação conjunta realizada pela Polícia Judiciária Civil, Ministério Público, Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), Indea e Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) revelou que o pecuarista é responsável pelo maior dano ambiental causado por uma única pessoa em todo o estado, totalizando uma área de 81 mil hectares.

    De acordo com levantamentos feitos pelo VTNews junto aos dados do Instituto Mato-grossense de Terras (Intermat), a área em fazendas de Barão de Melgaço supera a extensão territorial de diversos municípios, como Araguainha, Arenápolis, Curvelândia, Indiavaí, Ponte Branca, Ribeirãozinho, Rio Branco, São José do Povo, São Pedro da Cipa e até Várzea Grande.

    Fonte: GazetaDigital

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui