Projeto de lei aprovado no município de Primavera do Leste fala sobre a humanização de enterros de vítimas da Covid-19

    0
    276

    No último dia 15 de setembro houve uma sessão extraordinária na Câmara Municipal de Primavera do Leste, a 239 km de Cuiabá, onde diversos assuntos foram tratados atendendo a demandas e necessidades públicas do município.

    Entre as matérias aprovadas, o projeto 1.207 obriga o uso de sacos transparentes ou translúcidos para corpos das vítimas fatais da Covid-19. Segundo a proposta, os hospitais públicos e conveniados, funerárias, empresas de sepultamento e enterro serão obrigados a utilizarem sacos transparentes para vítimas que vieram a óbito por causa do vírus. Até o momento, eram usados sacos pretos.

    O projeto é de autoria do vereador Renato Cazanelli (DEM). O parlamentar afirma que a medida busca facilitar a identificação do corpo por parte de familiares, amigos e entes queridos, além de dar o direito a dignidade humana, no caso da despedida em um momento de luto.

    Cazanelli ressalta que “o direito a dignidade humana, que é a despedida, deve garantir que a família possa estar vendo, de fato, a pessoa que está ali em um momento de tanta dor”. O projeto foi encaminhado para a esfera estadual para ser discutido no âmbito de Mato Grosso, quanto a obrigatoriedade do uso dos sacos translúcidos (transparentes) em todos os municípios.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui