Projeto em Primavera do Leste com investimento de R$ 3,5 milhões é fruto de parceria iniciada em fevereiro

    0
    309

    O Governo do Estado de Mato Grosso anunciou, no último dia 8, o repasse de R$ 3,5 milhões para o desenvolvimento do “Projeto Ave Solidária” em Primavera do Leste. O recurso será empregado na construção de uma unidade de abate de frangos. O anúncio foi feito pelo governador Mauro Mendes durante encontro com autoridades primaverenses, em Cuiabá.

    A iniciativa, que atenderá centenas de famílias carentes do município e região com proteína de qualidade, nasceu da visita do vereador Renato Cazanelli (DEM) ao deputado estadual Dilmar Dal Bosco (DEM) na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, em 11/02, quando o parlamentar estadual comentou sobre sua contribuição para implantação do projeto na cidade de Sorriso, apresentado ao primaverense por seu assessor parlamentar Jilson Francisco da Silva, ex-secretário estadual de Agricultura. Incrementado pelo governo Mauro Mendes para aplicação em outros municípios, foi apresentado ao prefeito Leonardo Bortolin, ao vice-prefeito Ademir Goés e a secretária municipal de Assistência Social, Leninha Riva.

    “Trata-se de um projeto piloto, incrementado pelo governo estadual para implantação em outros municípios de Mato Grosso. Consiste na entrega de uma estrutura física e suporte financeiro para operação, começando pelo treinamento de mão de obra. A unidade de Sorriso, por exemplo, além do abate de frango caipira com selo de vigilância municipal e estadual, também abate aves de postura, as quais não possuem uma característica para o mercado consumidor e são substituídas com o tempo, podendo ser aproveitadas para o ingresso na balança nutricional dos menos favorecidos. É o que faremos em Primavera do Leste”, comemora Cazanelli. Antes as aves eram destinadas a frigoríficos de Goiás e São Paulo.

    A estimativa inicial do governo estadual é o abate de cerca de 60 mil aves mês, metade fica para o município (20%) e para o pagamento dos custos operacionais do frigorífico (30%) e metade para o Estado para inclusão na cesta básica destinada aos demais municípios de Mato Grosso.

    “Temos duas granjas que é Mantiqueira e Primavera, estima-se que as duas granjas descartem 200 mil aves mês. Por dia seriam mais de 6.000 aves abatidas. Portanto, temos inclusive potencial para expandir”, explicou Cazanelli.

    A implantação do abatedouro municipal, segundo o vereador democrata, vai beneficiar, inclusive, agricultores familiares que poderão produzir o frango caipira, muito procurado atualmente, e abatê-los na unidade local, recebendo o selo da vigilância sanitária, facilitando sua comercialização.

    “Esse projeto é resultado de um trabalho conjunto dos parlamentares do DEM, além do deputado, do governador e do vice-prefeito, dos vereadores Temazim Pedreiro e Sérgio Crocodilo, e da assessora especial Meire Dia, sendo acolhido pelo prefeito Leo e seu staff, bem como pelos demais envolvidos, aproveitando o potencial que nossa região tem em atendimento aos mais carentes. Trata-se de uma política de sustentabilidade, contribuindo, inclusive, para permanência e futura expansão da agricultura familiar. Sua aprovação gera em mim a sensação de dever cumprido, de alma lavada, de ter feito algo concreto e importante para população de Primavera do Leste”, externou.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui