quinta-feira, maio 22, 2025
spot_imgspot_imgspot_img
InícioEsporteSuperintendente de assuntos indígenas de Mato Grosso, Agnaldo Santos, reforça compromisso governamental...

Superintendente de assuntos indígenas de Mato Grosso, Agnaldo Santos, reforça compromisso governamental no ‘Chamado do Raoni’

Em uma demonstração significativa de união e resiliência, mais de 800 indígenas de diferentes etnias se reuniram na Terra Indígena Capoto Jarina, em São José do Xingu, a 931 km de Cuiabá, entre os dias 24 e 28 de julho. O encontro, conhecido como ‘Chamado do Raoni’, foi hospedado na aldeia Piaraçu, um local sagrado para muitos povos indígenas.

A reunião teve como foco duas questões urgentes: o marco temporal para reivindicações de terras e as mudanças climáticas, tópicos cruciais que afetam profundamente as comunidades indígenas. Várias figuras proeminentes participaram do evento, incluindo o famoso Cacique Raoni e outros líderes indígenas.

Enfatizando o Papel de Agnaldo Santos

A presença de Agnaldo Santos, Superintendente de Assuntos Indígenas da Casa Civil de Mato Grosso, destacou o comprometimento do governo com os povos originários. Santos falou sobre a importância da participação do governo no evento, sublinhando o desejo de ouvir as demandas da comunidade indígena.

“Fomos ao ‘Chamado do Cacique Raoni’ com o objetivo de ouvir as demandas da comunidade indígena. Tivemos a oportunidade de interagir com importantes lideranças indígenas de nosso estado e de outros lugares do país”, disse Santos.

Agnaldo Santos detalhou as ações do governo de Mato Grosso, sob a liderança do governador Mauro Mendes, para melhorar as condições de vida nas comunidades indígenas. Ele falou sobre investimentos em infraestrutura, educação e assistência social, bem como o apoio da primeira-dama, Virginia Mendes.

“Estamos presentes em todos os territórios indígenas do estado, trabalhando para fornecer melhores condições de vida a esses povos”, destacou Santos.

Em suas palavras finais, Agnaldo enfatizou a posição do governo estadual com relação à causa indígena, afirmando: “Contamos com o apoio total de nosso governador Mauro Mendes, do nosso secretário da Casa Civil Fábio Garcia e da primeira-dama Virginia Mendes, que tem sido uma incansável defensora e madrinha dos povos indígenas das 43 etnias do estado “. Ele também fez um alerta, acrescentando: “Precisamos agir agora, para que a situação ambiental não se torne insustentável”.

Reflexão e Planejamento para o Futuro

O ‘Chamado do Raoni’ não se limitou às fronteiras do Brasil, recebendo apoio internacional e reafirmando a luta indígena como uma questão global. Os dias de encontro serviram para fortalecer as alianças indígenas e planejar ações futuras, com a certeza de que a voz dos povos indígenas deve ser ouvida.

O papel de Agnaldo Santos neste evento reflete uma atitude proativa e comprometida do governo de Mato Grosso com os povos indígenas, uma luta que é, sem dúvida, de todos nós. O chamado de Raoni continuará a reverberar, lembrando a importância da preservação da biodiversidade e da ação conjunta contra as mudanças climáticas.

Peterson Prestes

 

Entre no grupo da VTNEWS no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADEspot_imgspot_imgspot_img

RECENTES

Comentários recentes