Programa SER Família Mulher é lançado em Mato Grosso para amparar vítimas de violência doméstica

0

O Estado de Mato Grosso lançou, nesta quarta-feira (09.08), o Programa SER Família Mulher, com o intuito de beneficiar mulheres vítimas de violência doméstica. O evento aconteceu no auditório Cloves Vettorato, no Palácio Paiaguás, em meio ao Encontro Estadual de Enfrentamento da Violência Contra Mulher.

O Programa e o Benefício

Assinado pela primeira-dama do Estado, Virginia Mendes, o Termo de Cooperação Técnica nº 0268/2023 autoriza o cartão auxílio moradia no valor de R$ 600. A Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) gerenciará o benefício, com suporte da Desenvolve MT e da rede integrada de proteção à mulher.

A concessão do cartão auxílio é válida por 12 meses, com possibilidade de prorrogação por um ano. Para ser beneficiada, a mulher deve ter renda per capita de até 1/3 do salário mínimo vigente e estar protegida pela Lei Federal nº 11.340/2006. A qualificação profissional gratuita também é oferecida às beneficiárias.

Palestras e Apoios

Três palestras marcaram o evento, abordando o Atendimento Humanizado nas Delegacias da Mulher, detalhes do Programa SER Família Mulher e a Evolução do Combate à Violência Contra a Mulher em Mato Grosso. Autoridades como a delegada de Polícia Civil, a secretária da Setasc, Grasielle Bugalho, e a desembargadora Maria Erotides Kneip destacaram o avanço no combate à violência contra mulheres.

A desembargadora elogiou a primeira-dama pela iniciativa e destacou a importância de se contar uma nova história para as mulheres.

Reações e Futuro

Em seu discurso, a primeira-dama agradeceu a colaboração de todos e fez um apelo para que as mulheres denunciem a violência. O governador Mauro Mendes destacou a necessidade de leis eficientes e elogiou a esposa pelo empenho nas ações sociais.

Outras autoridades, como o deputado estadual Max Russi e o secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Garcia, também elogiaram a iniciativa e destacaram o momento histórico na área social em MT.

O Programa SER Família Mulher vem como uma resposta concreta à crescente necessidade de amparo às vítimas de violência doméstica. Com foco na sobrevivência imediata, afastamento do agressor, acesso a oportunidades e promoção de uma vida digna, o projeto representa um avanço significativo na luta pelos direitos e respeito às mulheres no Estado de Mato Grosso.

A cerimônia contou com a presença de várias autoridades, incluindo secretários de Estado, representantes do Ministério Público, defensora pública, presidentes de organizações e membros das forças de segurança.

O evento marcou o início de uma nova etapa na batalha contra a violência de gênero, fortalecendo serviços existentes e criando novos mecanismos de proteção. A união de esforços institucionais aponta para uma mudança positiva e esperançosa no enfrentamento dessa grave questão social.

Peterson Prestes

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui