Redução de tarifa e segurança podem aumentar uso de transporte público, aponta pesquisa

0

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) conduziu uma pesquisa sobre mobilidade urbana, que identificou os principais fatores que incentivariam os brasileiros a utilizarem mais o transporte público. Foram entrevistadas 2.019 pessoas em cidades com mais de 250 mil habitantes em todas as 27 unidades federativas.

Principais Fatores

Os fatores que mais influenciariam na escolha pelo transporte público seriam a redução do preço da tarifa (25%), diminuição do tempo de espera (24%) e o aumento da segurança (20%). Outras melhorias citadas pelos entrevistados incluíram a maior disponibilidade de linhas e percursos, mais conforto interno, e a melhoria da qualidade dos veículos.

Meios de Transporte mais Utilizados

A pesquisa apontou que o carro é o meio mais utilizado diariamente, com 75%, seguido pela moto (60%) e bicicleta (54%). Entre os meios de transporte coletivo, o ônibus é o mais utilizado, com 50% das pessoas fazendo uso diário ou quase diário.

Incentivos para Uso de Bicicleta

39% dos entrevistados indicaram que utilizariam mais a bicicleta se houvesse melhoria na segurança para pedalar, e outros incentivos incluíram o respeito dos motoristas aos ciclistas (35%) e a existência de mais ciclovias (27%).

Avaliação dos Serviços

Os carros de aplicativo foram os mais bem avaliados, com 64% dos usuários considerando-os bons ou ótimos. O segundo serviço mais bem avaliado foi o metrô, com 58% de ótimo ou bom.

Queda no Uso de Ônibus

O sistema de transporte público brasileiro por ônibus registrou uma queda de 24,4% na demanda entre 2019 e 2022, devido principalmente à pandemia, resultando em quase 8 milhões de deslocamentos a menos por dia. Mesmo com um aumento na demanda e produtividade em 2022 comparado a 2021, o segmento não recuperou os patamares pré-pandemia, segundo o Anuário 2022-2023 da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU).

O estudo revela uma percepção clara sobre o que pode motivar os brasileiros a optarem mais pelo transporte público. As medidas identificadas podem servir como diretrizes para políticas públicas, visando aumentar o uso do transporte coletivo, melhorar a segurança no trânsito e, potencialmente, aliviar a congestionamento nas grandes cidades.

Peterson Prestes

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui