A deputada estadual Janaina Riva (MDB) expressou preocupação com o que considera “descaso” por parte do Governo Federal em relação à preservação e reparos do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães. Em especial, a região do Portão do Inferno, na rodovia MT-251, tem enfrentado deslizamentos frequentes, resultando na interdição total da via devido às chuvas na última terça-feira (26). Atualmente, o tráfego opera em esquema pare e siga, em apenas uma pista.
Segundo Janaina Riva, a falta de prioridade do Governo Federal para com o parque é evidente, levando-a a defender a estadualização como uma solução viável. Ela argumenta que o governo federal já possui diversas responsabilidades, e o Parque de Chapada não se enquadra como prioridade.
O Parque Nacional, que abriga o Portão do Inferno e outros pontos turísticos, é administrado pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), um órgão federal. Em resposta, o instituto afirmou que aguarda um projeto de intervenção do Governo do Estado, comprometendo-se a analisar o documento com “alta prioridade”. Vale ressaltar que, apesar de o parque ser estadual, a rodovia é de responsabilidade do Estado.
Para Janaina Riva, a solução definitiva seria a estadualização do parque, colocando-o sob a responsabilidade do Governo do Estado, que já está realizando obras emergenciais para conter os desmoronamentos.
O Governo de Mato Grosso, por meio da Sinfra (Secretaria de Infraestrutura), anunciou medidas emergenciais, incluindo a instalação de uma cortina de contenção no local para evitar acidentes. Além disso, está em processo a contratação de uma empresa para elaborar o projeto de engenharia para a construção de um túnel nas imediações, conforme comunicado da Sinfra.
Fonte: MidiaNews