Pontal do Araguaia, localizada a 523 km da Capital, está se preparando para quebrar o recorde da maior fogueira do Brasil na festa de São João. A cidade almeja superar a marca atual de 62,2 metros e entrar para o Guinness World Records. Segundo o prefeito Aldecino Lopo, a equipe do Guinness Records Brasil estará presente para registrar o evento.
“Já entramos em contato com o pessoal do Guinness Brasil, eles vão vir para certificar. Já pagamos a taxa, reservamos hotel, fizemos de tudo. A maior do Brasil até hoje é 62,2 metros. Nós temos que passar disso, tem que dar 63 metros”, afirmou o prefeito em um vídeo no Instagram.
Histórico do Recorde
O recorde da maior fogueira foi conquistado em 2010 pela cidade de São João, no Paraná, e se mantém até hoje. Nas redes sociais, Aldecino vem mostrando a rotina da construção da fogueira em Pontal do Araguaia, que na última sexta (21) já alcançou 51 metros. “Faltam 12 metros. Quando chegar no topo, as três últimas toras de madeira têm 60 metros. Dali para cima que é o problema”, explicou.
Vídeo da Construção
No ano passado, a fogueira de São João em Pontal do Araguaia chegou a 45 metros. Mesmo que não consigam atingir o recorde nacional, o município já terá superado sua própria marca. “Se não der certo, pelo menos fizemos a festa. Mas fique aí na expectativa, eu acredito que vai dar certo”, disse Aldecino.
Fase Final da Construção
A construção da fogueira começou em 29 de maio e está em sua fase final. Ela será acesa no tradicional Arraial da Capital do Pequi 2024, que acontece nos dias 27, 28 e 29 de junho. Além da fogueira gigante, a festa contará com dois shows nacionais e outras atrações, como apresentações musicais, danças folclóricas e barracas com comidas típicas.
Conclusão
Pontal do Araguaia está prestes a fazer história com a maior fogueira do Brasil, trazendo reconhecimento e orgulho para a cidade. A expectativa é grande para ver se o município conseguirá superar o recorde de 62,2 metros e entrar para o Guinness World Records.
Fonte: Bi
Fonte: BaixadaCuiabana