Na madrugada desta sexta-feira (9), uma tragédia abalou o bairro Jardim Oasis, em Rondonópolis (212 km ao sul de Cuiabá). Um bebê de apenas 3 meses morreu engasgado com o próprio vômito enquanto estava sob os cuidados da irmã mais velha, uma criança de apenas 10 anos. Os pais haviam saído para beber e acabaram presos em flagrante, acusados de abandono de incapaz.
De acordo com informações obtidas pela reportagem, a Polícia Civil foi acionada por volta das 2h para atender uma ocorrência de morte infantil. Ao chegarem ao local, os agentes encontraram os pais das crianças visivelmente embriagados. Eles relataram que saíram de casa para ir a uma feira, deixando os três filhos sozinhos sob a responsabilidade da filha mais velha.
Em determinado momento, o bebê de 3 meses vomitou e acabou engasgando. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi chamado, mas ao chegar ao local, apenas pôde constatar o óbito por broncoaspiração. Esse processo ocorre quando alimentos, líquidos, saliva ou vômito entram nas vias aéreas, atingem os pulmões e causam asfixia.
Ainda segundo a mãe, o bebê havia sido legalmente doado no dia do parto, mas ela desistiu da entrega dentro do prazo de 10 dias permitido por lei.
Diante da situação, o casal foi preso em flagrante. O Conselho Tutelar foi acionado e assumiu a responsabilidade pelos dois filhos sobreviventes.
Fonte: GazetaDigital