Mato Grosso inicia oficialmente nesta quarta (18), em Sorriso, a colheita da segunda safra de milho 2024/2025, com estimativa de 50,38 milhões de toneladas, o que representa um crescimento de 3 % em relação ao ciclo anterior.
O evento de abertura será na Fazenda Dois Irmãos, do Grupo ABF, reunindo representantes da Aprosoja-MT, Abramilho e Canal Rural, além da Sedec-MT. Sorriso, principal cidade produtora do país, lidera o ranking acompanhado por seis outros municípios mato-grossenses entre os top 10 do Brasil.
O aumento não é apenas em volume: a área plantada subiu para 7,13 milhões de hectares (+4,85%) e a produtividade deve atingir 117,7 sacas/ha (+1,86%). Os bons índices são atribuídos às chuvas persistentes até o fim de maio, beneficiando até áreas fora da janela ideal de plantio.
Potencial de impulsionar exportações e movimentar a economia estadual.
Pressão de oferta, já que a produção expressiva tende a reduzir preços domésticos.
Confirma reforço das estratégias do governo de MT, como investimento em infraestrutura, logística e redução de burocracia.
Com volume alto, produtores devem monitorar preços e logística de escoamento, pois a oferta elevada pressiona cotações internas . Estratégia e planejamento serão decisivos para aproveitamento da safra e segurança financeira no campo.




