Dia Mundial do Café é comemorado nesta terça (14); Confira os benefícios da bebida

    0
    423
    Consumido na primeira refeição do dia, após o almoço, no lanche da tarde, durante o trabalho, o café é um dos produtos mais apreciados no mundo e, em especial, pelos brasileiros. A bebida é tão adorada que tem data de comemoração. O Dia Mundial do Café é lembrado nesta terça-feira (14.04).
    Seja carioca, pingado, cappuccino, americano ou expresso, o café é consumido por 9 entre 10 brasileiros com mais de 15 anos, segundo a Associação Brasileira da Indústria do Café (ABIC), fazendo com que o país seja o segundo maior consumidor de café do mundo, perdendo apenas para os EUA.
    Além de saboroso, o café é um alimento funcional e rico em sais minerais. A bebida tem muitos benefícios: aumenta os níveis de energia, queima gordura e é uma ótima fonte de antioxidantes.
    A nutricionista do Fort Atacadista em Mato Grosso, Rafaela Cursino, explica que os efeitos do café na saúde são diferentes para cada pessoa. “O consumo moderado, de três a quatro xícaras por dia, exerce efeito de prevenção de problemas tão diversos como o mal de Parkinson, a depressão, o diabetes, os cálculos biliares e o câncer de cólon”, explica.
    Já para algumas pessoas, complementa a nutricionista, o café em pequenas quantidades pode causar hiperatividade e dificuldade de ter relaxamento. “Mas isso acontece individualmente”, enfatiza.
    Segundo ela, alguns estudos mostram os benefícios do café logo pela manhã, pois estimula o metabolismo, melhora a taxa de oxigenação do sangue e auxilia no desempenho para praticantes de esportes. A bebida também é uma importante fonte de antioxidantes e contêm nutrientes, como as vitaminas B2, B3, B5, manganês, magnésio e potássio.
    “São inúmeros os benefícios do café, por exemplo, no cérebro, a cafeína aumenta a influência do neurotransmissor dopamina. Também existem estudos que apontam que o consumo previne doenças como o infarto e a malformação fetal”, conclui a nutricionista.
    Algumas pesquisas, como o trabalho publicado pelo Journal of Environmental Psychology, mostram que só cheiro do café é capaz de estimular o cérebro e melhorar o humor.
    Variedade de Cafés
    Nas lojas do Fort Atacadista em Cuiabá, nas Avenidas Fernando Corrêa da Costa e Miguel Sutil, e em Várzea Grande, na Avenida da FEB, é possível encontrar uma variedade de tipos de cafés disponíveis para consumo.
    Nesse período de pandemia do novo coronavírus, as três unidades da rede atacadista no estado seguem as recomendações de distanciamento social, higienização com álcool em gel nas áreas internas e externas das lojas, bem como painéis de acrílico para aumentar a proteção entre funcionários e clientes.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui