O FIM FILOSÓFICO DO MUNDO

    0
    222

    Pois é, dizem que o mundo vai acabar! Era para ser em 2012, os Maias já previram 5.000 anos A.C! Calor demais, Frio demais, Corona Vírus, Covid-19, segunda onda do Corona….Ahhhh! tudo isso é culpa de Prometeu, que roubou o fogo divino e entregou nas mãos da humanidade (e ainda querem culpar Pandora). Apolo e as Musas inspiraram a escrever esta série de fins do mundo auxiliados por Minerva….ela mesma, aquela que surgiu romanticamente das espumas do mar….. Até outro dia existia um Sabão em pó com esse nome…. Minerva se revoltou! Além disso, Hades liberou as sombras mais ilustres que vivem no Érebos, na escuridão, para que pudessem falar um pouco acerca deste fim do mundo, veja só, se o mundo é par não acabaria e se ele for ímpar acabaria (Pitágoras), no entanto, tudo é devir, por isto o mundo sempre acaba, não se pode viver no mundo duas vezes (Heráclito). Vou repetir, tudo é devir, por isto o mundo nem sequer chega a existir, não se pode viver no mundo nem uma vez (Crátilo).

    Mas espera aí! o mundo não vai acabar, porque este mundo nunca foi real, pois é só o ser, o resto é aparência ilusória dos sentidos (Parmênides), confuso, mas Zenão poderia ser mais claro, quando disse que para que o mundo acabasse, seria necessário percorrer um caminho infinito. Se o mundo acabar é porque não é real, não passa de aparências ilusórias.

    Eita!  agora confundiu tudo….Não!, não desesperem, os homens mais fortes superarão o fim do mundo. Se me pagarem eu ensino como (Um sofista qualquer).

    Sai para lá seu sórdido sofista, você não sabe de nada, eu mesmo, tudo quanto sei é que nada sei sobre o fim do mundo. Você que se diz ser a personificação da própria inteligência, poderia me dizer como o mundo acabará? (Sócrates). Não sabe, cale-se!

                                          Ahhhh! Esse meu amor por ti, nunca acabará Platão, olha o que você disse: Este mundo pode acabar, mas as ideias deste mundo são eternas, tudo que existe são cópias perecíveis delas, mas outro discípulo, agora amado de Platão nos trouxe a luz, pois todo algo que existe é algo que um dia acabará, O mundo é algo que existe, logo, este mundo é algo que um dia acabará e dado este mundo, não se pode atribuir a ele o atributo de que ele acabará ou não acabará ao mesmo tempo (Aristóteles)

    Lindo! Lindo,! segunda geração socrática, arrasando!! mas espera ai, o pragmatismo fala mais alto, não ligue para o fim do mundo, viva uma vida de prazer (Epicuro), xiiiiii!, até agora não compreendi! O que é o mundo? O que é acabar? O mundo existe? Aliás, você existe? Fiquem calados! Não podemos saber nada. (Pirro).

                                         Opa! Chegaram os medievais, e já afirmam que tudo já estava escrito que este mundo iria acabar. Creiam que o mundo irá acabar para que entendam que o mundo irá acabar (Agostinho), mas, se eu pensar, logo o mundo não acaba (Descartes).

                                         Deixa disso, simmmmm! o mundo vai acabar, faça já as suas apostas. É melhor crer que o mundo não vai acabar, porque se ele acabar não vai perder nada, porém se ele não acabar, você não será chamado de tolo. (Pascal)

    Não sabem de nada!! o mundo continuará existindo até que uma força exterior acabe com ele (Newton), ademais, vai que o mundo acaba! De qualquer forma este teria sido o melhor de todos os mundos possíveis (Leibniz), no entanto, não tem jeito, o mundo irá acabar, e repito, como este foi o melhor dos mundos possíveis! (Voltaire)

    Saiam para lá, filósofos do agouro, não há nenhuma razão para que possamos crer que o mundo irá acabar (Hume), por outro lado, toda vez que dormimos o mundo acaba. (Berkeley)

                                          Vai dar “BUG”!!, deixe-me fazer uma crítica racional e pura, se o mundo vai acabar é impossível que um dia saibamos. Tudo que conhecemos são fenômenos não a realidade em si (Kant), sintam a beleza do fim do mundo, pois este mundo racional é indigno de nossa existência (Schiller), lembrem-se, o fim-do-mundo é idêntico ao não-fim-do-mundo (Hegel), para quem está morrendo hoje, não interessa o fim do mundo, e para quem está vivo, do que adianta saber sobre o fim do mundo, se um dia todo homem vai morrer mesmo?

    Só assim para o sofrimento acabar e colocar um fim no acasalamento humano (Schopenhauer) e tem mais, se Deus morreu, por que o mesmo não aconteceria com o mundo? e o mundo que acaba eternamente (Nietzsche).

    Sossega Nietzsche, o fim do mundo é uma obsessão do homem neurótico (Freud), mas tenha certeza,  se o mundo somente terá um fim desde que não se adapte ao meio (Darwin), por outro lado, o fim do mundo nunca será um fato verificável (Comte), a humanidade, tudo bem acabar, mas o mundo? Não sabia que o mundo era um ser-para-a-morte! (Heidegger)

    Enfim, se o mundo vai acabar ou não, não faz sentido, tudo é absurdo. (Sartre)

                                         Mas agora, exatamente agora, você tem alguns minutos para fazer um backup antes que o mundo acabe. (Inteligência artificial intelectual (filósofo do futuro)

                                         Ops! Tem um erro aqui, nunca estive no Hades, nunca estive no Hades, nunca estive no Hades!!

    Moacir Pinto, é Advogado, Professor Universitário e não acredita no fim do mundo.!!

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui