Cuiabá triplica número de equipes de atendimento da saúde bucal

    0
    231

    Redação

    A saúde pública, uma das principais bandeiras defendidas pelo prefeito Emanuel Pinheiro, tem caminhado a passos largos. Um exemplo, é o setor odontológico. Quando assumiu a gestão, em janeiro de 2017, Cuiabá contava apenas com 10 equipes de saúde bucal e graças ao empenho da gestão, o número passou para 49 em 60 meses, um aumento expressivo de quase 300%. “Nosso compromisso é o de melhorar a vida das pessoas. Nos pautamos pela humanização, por cuidar com carinho e zelo do paciente SUS, dos que mais necessitam’, declarou o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro.

    Cada equipe é composta por dois profissionais, sendo eles, um cirurgião dentista e um auxiliar, atuando diretamente nos atendimentos à população. Eles são responsáveis por procedimentos básicos, como restaurações, extração dentária, biópsia, projetos educativos de prevenção e promoção da saúde bucal. A meta, segundo a coordenadora da Pasta, Roseli Barranco, é chegar a 60 equipes até dezembro de 2022.

    Em razão da pandemia, as demandas eletivas foram suspensas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades de Saúde da Família (USF) e Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), atendendo apenas os casos de urgência e emergência. Em setembro do ano passado, os serviços e agendamentos retornaram à normalidade.

    A coordenadora se orgulha dos avanços conquistados pela gestão, ampliando significativamente a oferta, e afirma que o intuito é alcançar a maior cobertura possível.

    “Se fizermos uma comparação com os anos anteriores, a oferta é muito maior do que antes, mas à medida em que oferecemos um produto, a procura aumenta. Estamos lutando para não decepcionar a população, oferecendo todos os tratamentos que eles necessitam”, ressaltou.

    Outra ação de grande impacto e que tem facilitado o acesso dos cuiabanos aos tratamentos dentários é a atuação das equipes do Saúde na Hora, nas unidades contempladas pelo programa Hora Estendida que funcionam até às 21h, atendendo os trabalhadores após o horário comercial, sendo elas, no Centro de Saúde da Família do bairro Tijucal, Clínica da Família do CPA I, Ilza Picolli e Parque Ohara.

    O coordenador das Clínicas Odontológicas, Wagner Vinicius de Lima, elencou o desempenho das clínicas (CEOs) referente a prestação de serviços em 2021, ano pandêmico, foi motivo de orgulho, superando as expectativas.

    “Mesmo com todas as dificuldades, conseguimos manter os atendimentos, diminuir em cerca de 95% as reclamações nas ouvidorias. As clínicas e plantões conseguiram dar o melhor acolhida e atendimento aos nossos pacientes, tanto que os últimos cinco meses foram um marco para nós, motivo de orgulho a quantidade de tratamentos concluídos”, frisou.

    A Pasta conta com os Plantões Odontológicos, que funcionam 24h, de forma ininterrupta, nos bairros Verdão, Morada do Ouro, Pascoal Ramos, Policlínica do Coxipó e em breve na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jardim Leblon. Abrangem também o Serviço de Atendimento Especial (SAE) do Grande Terceiro, assim como o Serviço de Atendimento a Melhor Idade do Padre Firmo.

    As comunidades rurais também passaram a contar com equipes de saúde bucal na região do Rio dos Peixes, Guia, Sucuri e Aguaçu, e por meio do Projeto Amor – Assistência Médica e Odontológica Rural.

    Confira a lista dos locais:

    CL DA FAMÍLIA USF CPA I EQUIPE I

    UNIDADE CENTRO AMÉRICA

    CL DA FAMÍLIA USF CPA II EQ I

    CLIN. FAM. USF CPA II EQ IV

    CL DA FAMÍLIA CPA II EQ III

    USF NOVO PARAÍSO I – EQUIPE I

    USF SANTA ISABEL EQ I

    USF PEDRA 90 EQ I

    USF PEDRA 90 EQ II

    USF PEDRA 90 EQ V

    USF PEDRA 90 EQ VI

    USF NOSSA SENHORA DA GUIA

    USF AGUAÇU

    USF SUCURI

    USF RENASCER

    UNIDADE USF ALTOS DA SERRA EQ I

    USF ALTOS DA SERRA EQ II

    USF JD. FLORIANOPÓLIS

    USF JD UNIÃO

    USF DESPRAIADO EQ I

    USF DESPRAIADO EQ II

    USF JOCKEY CLUB. EQ I

    USF JOCKEY CLUB. EQ II

    USF RIO DOS PEIXES

    USF ITAPAJÉ / SANTA TEREZINHA EQ I

    USF ITAPAJÉ / SANTA TEREZINHA EQ II

    USF NOVO TERCEIRO EQ I

    USF NOVO TERCEIRO EQ II

    USF NOVO COLORADO EQ I

    USF NOVO COLORADO EQ II

    USF PARQUE OHARA EQ I

    USF PARQUE OHARA EQ II

    USF PARQUE OHARA EQ III

    USF PARQUE CUIABÁ EQ I

    USF PARQUE CUIABÁ EQ II

    USF PARQUE ATALAIA EQ I

    USF PARQUE ATALAIA EQ II

    USF ILZA PICOLLI I EQ I

    USF ILZA PICOLLI I EQ II

    USF ILZA PICOLLI I EQ III

    USF JARDIM INDEPENDÊNCIA

    USF JOÃO BOSCO E PINHEIRO

    USF 1° DE MARÇO

    USF DR. FÁBIO EQUIPE I

    USF DR. FÁBIO EQUIPE II

    USF OSMAR CABRAL

    USF JARDIM LIBERDADE

    USF RIBEIRÃO DO LIPA

    PSF ALVORADA

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui