As obras para a implantação do sistema de Ônibus de Transporte Rápido (BRT) em Cuiabá e Várzea Grande, iniciadas em janeiro deste ano, estão enfrentando atrasos significativos, apesar de terem a conclusão prevista para 2025.
Segundo a Secretária de Estado de Infraestrutura (Sinfra), a empresa responsável pelas obras já foi notificada para ajustar o cronograma, a fim de garantir a entrega dentro do prazo e manter a qualidade do projeto.
Progresso das Obras
Até agora, a concretagem do trecho que passa por Várzea Grande ainda não foi concluída. Em Cuiabá, as obras começaram com nove meses de atraso devido à falta de autorização do município, prejudicando o andamento do projeto.
Trajeto do BRT
Conforme informações da Sinfra, o BRT contará com dois corredores principais. O primeiro corredor partirá do Terminal André Maggi em Várzea Grande, passando pelas Avenidas Filinto Muller, João Ponce de Arruda, Avenida da FEB, Tenente-Coronel Duarte e Historiador Rubens de Mendonça, até chegar ao Terminal do Coxipó. O segundo corredor seguirá do Terminal do Coxipó pelas Avenidas Fernando Corrêa e Coronel Escolástico, até o Centro de Cuiabá.
Linhas e Corredores
No trecho entre Várzea Grande e o CPA, haverá três linhas:
- Uma linha que para em todas as estações, tanto na ida quanto na volta.
- Uma linha expressa, que sai do Terminal André Maggi e para somente no Porto de Cuiabá.
- Outra linha expressa que sai do Terminal do CPA até o Centro de Cuiabá, parando apenas no Shopping Pantanal.
Já no corredor entre Coxipó e o Centro de Cuiabá, serão duas linhas:
- Uma linha que para em todas as estações do trajeto.
- Uma linha expressa, que para apenas na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
Ao chegarem ao Centro de Cuiabá, as linhas expressas de ambos os corredores seguirão pela Avenida Getúlio Vargas, farão o contorno na Praça do Chopão e descerão a Avenida Isaac Póvoas antes de retornarem aos pontos de origem.
Cronograma das Obras
As obras do BRT começaram em 21 de abril, com previsão de término do projeto em Várzea Grande até o final do primeiro semestre de 2024. No entanto, ainda não há uma data específica para o início das obras em Cuiabá e para o funcionamento efetivo do modal.
Histórico: VLT x BRT
O VLT, planejado para a Copa do Mundo de 2014, enfrentou corrupção e problemas judiciais, resultando na paralisação das obras. Com 22 quilômetros entre Cuiabá e Várzea Grande, a obra foi interrompida em dezembro de 2014. Em 2018, o governo do estado rompeu o contrato com o consórcio VLT e decidiu substituir o modal pelo BRT. Em dezembro do ano passado, o governo começou a remover as estruturas do VLT em Várzea Grande.
As obras do VLT, que deveriam ter sido concluídas há dez anos, já consumiram mais de R$ 1 bilhão.
Fonte: BaixadaCuiabana