Premiê da Índia se Reúne com Putin na Rússia pela Primeira Vez Desde o Início da Guerra na Ucrânia

0

Relações Comerciais Entre Índia e Rússia se Fortalecem em Meio ao Conflito no Leste Europeu

O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, visitou Moscou na segunda-feira (8) para um encontro de dois dias com o presidente russo, Vladimir Putin. Esta é a primeira visita de Modi à Rússia desde que o país enviou tropas para a Ucrânia. O encontro ocorreu na residência de Putin, seguido por discussões no Kremlin na terça-feira (9).

Modi compartilhou fotos de sua chegada a Moscou na rede social X, em russo e inglês, expressando seu desejo de “aprofundar ainda mais a Parceria Estratégica Especial e Privilegiada entre nossas nações e nossos povos”. Ele também postou uma foto em que aparece abraçando Putin.

Desde a Guerra Fria, a Índia e a Rússia mantêm laços fortes, e a importância de Nova Deli como parceiro comercial cresceu significativamente desde que o Kremlin iniciou o conflito na Ucrânia em fevereiro de 2022. Modi havia viajado pela última vez à Rússia em 2019, quando participou de um fórum no porto de Vladivostok. Os líderes também se encontraram em setembro de 2022, durante uma reunião da Organização de Cooperação de Xangai, no Uzbequistão.

O comércio entre Índia e Rússia teve um aumento acentuado, alcançando cerca de US$ 65 bilhões no ano fiscal de 2023-24, graças à forte cooperação energética. A China e a Índia se tornaram compradores-chave do petróleo russo após as sanções impostas pelos Estados Unidos e seus aliados, que fecharam a maioria dos mercados ocidentais às exportações russas. Atualmente, a Índia obtém mais de 40% de suas importações de petróleo da Rússia.

Modi busca continuar as relações estreitas com a Rússia, que também é um importante fornecedor de defesa para a Índia. No entanto, com a indústria de armamentos de Moscou focada principalmente nos militares russos na Ucrânia, a Índia diversificou suas aquisições de defesa, comprando mais de países como EUA, Israel, França e Itália. “A cooperação em defesa será claramente uma área prioritária”, disse Bajpaee, destacando que 60% dos equipamentos e sistemas militares da Índia ainda são de origem russa.

Fonte: JovemPan

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui