sábado, junho 12, 2021
HomeDestaqueThiago Silva defende derrubada do veto para vacinar profissionais da educação antes...

Thiago Silva defende derrubada do veto para vacinar profissionais da educação antes de iniciar as aulas

O deputado Thiago Silva (MDB) tem defendido junto aos colegas parlamentares que a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) derrube, nesta semana, o veto ao 4º parágrafo da Lei 11.367/2021 com objetivo de garantir a vacinação dos profissionais da educação antes de iniciar o período das aulas presenciais.

No último dia 10, o governo sancionou a lei que considera a educação como atividade essencial, porém vetando a necessidade de vacina para os educadores retornarem às suas atividades letivas.

De acordo com o deputado Thiago, o governo já havia sinalizado que, após os profissionais da segurança, seriam vacinados os servidores da educação e a sociedade tem cobrado uma resposta. “Sabemos que os profissionais da educação irão ter contato diário tanto com servidores, alunos e toda a comunidade escolar e nada mais justo que o Estado possa priorizar de forma imediata a vacinação conforme já havia anunciado. O combinado não sai caro”, disse Thiago.

A professora Eliane Xavier também acredita que os servidores da educação precisam desta vacina, pois irá dar mais tranquilidade para o trabalho. “A pandemia ainda não acabou e precisamos ser vacinados para trabalhar com segurança em prol da educação estadual”, disse.

O Estado vetou também dois incisos de autoria de Thiago, que previa que as merendas fossem servidas dentro das salas de aula para evitar aglomerações e o que determinava a abertura de janelas laterais para facilitar a circulação de ar durante as aulas.

Existe a possibilidade de uma terceira onda da Covid-19 em Mato Grosso, confirmado pelo Secretário Estadual de Saúde Gilberto Figueiredo, e dessa forma o deputado Thiago Silva defende que a vacinação dos profissionais da educação ocorra antes da volta às aulas.

Thiago Silva acredita que a Assembleia tem o dever de derrubar este veto, pois mostrará o compromisso do parlamento com a categoria da educação, que tanto já foi prejudicada na pandemia. “Já estamos há mais de um ano sem aula e, para não termos mais prejuízos para a educação de Mato Grosso, precisamos juntos derrubar este veto e garantir a vacina para os servidores. Vamos continuar nossa luta para que a retomada das aulas seja feita de forma segura, com as medidas de biossegurança e a vacinação de todos os profissionais da educação”, disse Thiago Silva.

O deputado finaliza afirmando que mesmo que o governo tenha a autorização da Comissão Intergestores Bipartite de Mato Grosso (CIB-MT) para a vacinação dos profissionais da educação, é preciso ter essa segurança em lei, por isso a necessidade da derrubada do veto.

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments