Governador Mauro Mendes critica desmatamento ilegal em Barão de Melgaço: “Tem que perder a área”, afirma

    0
    64

    O governador Mauro Mendes (União) condenou veementemente o desmatamento ilegal de uma área de 81 mil hectares no Pantanal Mato-grossense, classificando-o como um “absurdo ambiental”. A prática, revelada pelo programa Fantástico da Rede Globo no domingo (14), foi cometida pelo pecuarista Claudecy Oliveira Lemes.

    Como consequência, o fazendeiro enfrenta multas que ultrapassam R$ 2,8 bilhões aplicadas pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente, além de uma avaliação de dano ambiental que soma R$ 2,3 bilhões. O Ministério Público Estadual também solicitou sua prisão.

    Mendes ressaltou a gravidade do episódio, afirmando que demonstra uma preocupante falta de temor pela legislação brasileira. Para ele, o crime de desmatamento ilegal deve acarretar na perda da área desmatada.

    “Esse é um grande absurdo ambiental. Uma única pessoa desmatou 80 mil hectares usando produto químico, com avião, o que dificulta a fiscalização, porque as árvores vão morrendo lentamente”, enfatizou. “Em um caso desse, o valor da multa é muito superior ao valor da terra. Por isso que tenho defendido e vou continuar defendendo: fez desmatamento ilegal, tem que perder a área, perdimento completo. Porque essa é a garantia que a área seria preservada”, acrescentou.

    O governador elogiou os esforços dos órgãos envolvidos na operação, incluindo a Polícia Judiciária Civil, a Secretaria de Meio Ambiente, o Ministério Público Estadual e o Tribunal de Justiça. No entanto, destacou a necessidade de endurecer a legislação brasileira para coibir efetivamente os crimes ambientais.

    “Esse mecanismo já está previsto na legislação brasileira para quem, na sua propriedade rural, planta maconha ou produz cocaína. Temos que endurecer a nossa legislação de maneira inteligente, para que seja respeitada por todos”, ressaltou. “Se esse cara tivesse ciência e tantos outros que, se desmatar ilegalmente ele perderia a sua terra, não arriscaria. Com o perdimento, vamos banir de vez esse tipo de crime no nosso país”, concluiu.

    Fonte: GazetaDigital

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui