Governo Investirá R$ 29 Milhões para Resolver Deslizamentos no Portão do Inferno

    0
    26

    Nesta quinta-feira (28), o governador Mauro Mendes (União) assinou um contrato para iniciar uma obra crucial que visa acabar com os deslizamentos de terra no Portão do Inferno, localizado na MT-251, que conecta Cuiabá à Chapada dos Guimarães.

    O projeto, a cargo da Lotufo Engenharia e Construções Ltda., tem como principal medida a remoção completa do maciço do Portão do Inferno, por meio de um processo de “retaludamento” da encosta.

    O retaludamento consiste em uma técnica de terraplanagem na qual os taludes existentes no local são modificados, seja por cortes ou aterros, para garantir a estabilidade do terreno (veja imagens abaixo).

    De acordo com o projeto, o traçado atual da pista sofrerá pequenas alterações, com a suavização da curva existente. O contrato firmado tem um valor de R$ 29,5 milhões, e a empresa contratada terá um prazo de 120 dias para concluir as obras.

    No entanto, a execução do projeto depende da aprovação do ICMBio (Instituto Chico Mendes) e do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente). O projeto foi submetido na semana passada para análise desses órgãos.

    “Já encaminhamos na semana passada o projeto da solução, com as justificativas técnicas e os pedidos. Solicitamos ao ICMBio que autorize a obra e ao Ibama que conceda, de forma emergencial, a licença para a execução dessa obra, visando resolver definitivamente esse problema”, afirmou o governador Mauro Mendes.

    Fonte: MidiaNews

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui