O Governo de Mato Grosso encaminhou, nesta quarta-feira (9), um projeto de lei à Assembleia Legislativa (ALMT) visando autorizar a parceria com o Hospital Israelita Albert Einstein para administrar o Hospital Central, em Cuiabá. A unidade oferecerá 100% dos serviços pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
A Assembleia Legislativa já aprovou o regime de urgência para a tramitação do projeto. Caso seja aprovado até a próxima semana, a assinatura do contrato está prevista para 22 de abril.
O Hospital Albert Einstein é reconhecido como o melhor do país e possui experiência na gestão de serviços pelo SUS, administrando atualmente cinco hospitais públicos no Brasil.
A construção do Hospital Central permaneceu inacabada por 34 anos, sendo retomada e reformulada pela atual gestão, alcançando 98% de conclusão. A estrutura hospitalar foi ampliada em 23 mil m², totalizando 32 mil m² de área construída.
O governador Mauro Mendes destacou a importância da parceria:
“Nós estamos construindo o melhor hospital do Estado de Mato Grosso, melhor do que qualquer hospital privado. Será esse hospital público que vai atender 100% a nossa população gratuitamente. Nós conseguimos construir uma parceria com o melhor hospital do Brasil; e o Hospital Albert Einstein será o operador desse nosso hospital.”
O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, esclareceu que o modelo jurídico utilizado baseia-se na legislação nº 13.019, referente às organizações da sociedade civil, garantindo segurança jurídica ao processo.
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Max Russi, afirmou o compromisso da Casa em apoiar o governo nesta iniciativa.
O presidente do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT), conselheiro Sérgio Ricardo, ressaltou a relevância da parceria:
“Não é fácil você trazer um Einstein pra cá. Tenho certeza que todos os Estados querem ter um Einstein, só que não conseguem. A própria instituição não tem interesse. E aqui parabéns a vocês que conseguiram, que conquistaram o interesse do Einstein de estar aqui, isso é um divisor de águas para a nossa saúde.”
A expectativa é que a parceria com o Hospital Albert Einstein eleve a qualidade dos serviços de saúde oferecidos à população mato-grossense, reduzindo a judicialização e atraindo profissionais qualificados para o estado.