Deputado soma 814 proposições em 18 meses

    0
    231

    Redação

    Saúde, educação e infraestrutura são as principais áreas de atuação do deputado estadual Dr. Gimenez (PV), que, em 18 meses de mandato, somou 814 proposições em tramitação na Assembleia Legislativa de Mato Grosso. Outras áreas fortes de atuação foram agricultura familiar e segurança pública.

    Desse total de proposições, 535 foram indicações de melhorias ao governo, incluindo estradas, pontes, escolas, hospitais e reforço na segurança. Médico com atuação por mais de 40 anos, ele apresentou 78 projetos de lei, a maioria na área da saúde, com o intuito de melhorar o atendimento ao usuário e interiorizar a medicina.

    A maior parte do trabalho está voltado à região oeste, que abrange 22 municípios e 300 mil habitantes. Cerca de 80% das indicações feitas de fevereiro de 2019 a julho de 2020 foram para estas localidades. São José dos Quatro Marcos, Mirassol D’Oeste, Cáceres, Araputanga e Pontes e Lacerda concentraram a maior parte, totalizando 257 indicações.

    “É importante frisar que finalmente o município de Quatro Marcos elegeu um deputado, que está efetivamente trabalhando em prol de melhorias para a região. Infelizmente, estamos vivendo anos difíceis, andando com o ‘freio de mão puxado’ em 2019 por causa do decreto de calamidade financeira do governo e, este ano, a pandemia do coronavírus”, explica Dr. Gimenez.

    O parlamentar pontua que vem acompanhando de perto a resolução das demandas, entre elas, recentemente, houve a divulgação da licitação das obras para a MT-175, conhecida como “rodovia da morte” devido ao alto número de acidentes, que contará com R$ 42,3 milhões em investimento do estado para recuperação de um trecho de 298,17 quilômetros, beneficiando toda a população.

    “A expectativa dos moradores da região oeste é muito grande, porque essa é uma região que vem sofrendo com o abandono das inúmeras administrações estaduais e federais nos últimos anos. Quatro Marcos, por exemplo, teve quase 38 mil habitantes na década de 90 e hoje está com a população reduzida a 18,5 mil devido ao declínio econômico”, lamenta o deputado estadual.

    Para Dr. Gimenez, “fazer política é a arte de compatibilizar interesses”, por isso, mesmo sendo novato na política, o parlamentar de primeiro mandato, avalia a interlocução constante com os governos estadual e federal como positiva para promover o desenvolvimento regional, principalmente na área sensível que é a de fronteira oeste mato-grossense.

    “Cobramos e apontamos problemas, mas o mais importante é somar esforços para buscar soluções definitivas, não só para a saúde, como para outras áreas que contribuem com a qualidade de vida da nossa população e o desenvolvimento econômico, eu sempre repito que a área de fronteira é uma região de muitas oportunidades”.

    Mais números – Em 18 meses, foram feitas 814 proposições, sendo 78 projetos de lei, 33 projetos de resolução, 535 indicações ao Poder Executivo estadual e federal para melhorias no atendimento à população, 10 requerimentos, 153 moções (aplausos, congratulação e pesar).

    Foram 502 proposições no ano de 2019, sendo 273 indicações, 50 projetos de lei, 33 projetos de resolução e 136 moções. Já em 2020, o balanço parcial até julho aponta para 312 proposições, dos quais 262 indicações, 28 projetos de lei e 17 moções.

    O deputado participa de duas comissões fixas da Assembleia Legislativa: Saúde, Previdência e Assistência Social e Indústria, Comércio e Turismo; ainda é membro da Câmara Setorial Temática Faixa de Fronteira, preside a Câmara Setorial do Terceiro Setor e a Frente Parlamentar da Saúde da Mulher.

    Foram realizadas ainda quatro audiências públicas ao longo de 2019: Terceiro Setor (em maio), Segurança de fronteira (em julho), Saúde mental – Setembro Amarelo (em setembro) e Agricultura Familiar na Região Oeste (em novembro).

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui