A Câmara Municipal de Cuiabá sediou nesta sexta-feira (13) uma audiência pública para apresentação do relatório de gestão da saúde referente ao 1º quadrimestre de 2025. O encontro, presidido pela vereadora Michelly Alencar (União Brasil), também presidente da Comissão de Saúde, expôs os principais desafios da rede pública e os primeiros resultados da nova gestão municipal.
Durante a apresentação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), conduzida pela titular da pasta, Dra. Lúcia Helena Barboza Sampaio, foram destacados os gargalos estruturais na Atenção Primária à Saúde, considerada o maior desafio da capital. Também foi enfatizada a necessidade de retomar os atendimentos nas policlínicas, hoje paralisados, e reorganizar a regulação, que ainda está sob controle do Governo do Estado.
“Nosso maior desafio hoje está na Atenção Primária, mas também enfrentamos dificuldades na Atenção Secundária, especialmente com a necessidade de retomar as atividades das policlínicas”, pontuou Michelly Alencar.
Apesar das dificuldades herdadas, Michelly ressaltou que a nova gestão já apresenta resultados expressivos, com aumento dos atendimentos nas UBSs, reformas e reabertura de unidades, fortalecimento da saúde mental e investimentos na compra de medicamentos.
“Estamos no caminho certo. Queremos transformar a saúde de Cuiabá em referência estadual”, reforçou a parlamentar.
A secretária Lúcia Helena também fez um balanço franco:
“Está sendo um grande esforço para arrumar a casa após o caos da gestão anterior. A SMS está saindo do buraco rumo à luz.”
Michelly Alencar não poupou críticas à ausência de parte dos parlamentares na audiência.
“É lamentável que tantos que cobram melhorias não tenham participado. A saúde é uma das maiores demandas da população e exige envolvimento direto dos vereadores.”
Além da vereadora, apenas Mário Nadaf e Wilson Kero Kero compareceram ao debate.
O relatório apresentado detalhou a produção dos serviços próprios e contratados, bem como a execução orçamentária e financeira do quadrimestre. A audiência pública representou o primeiro diagnóstico oficial da nova gestão, reafirmando o compromisso com a transparência e a reconstrução de uma saúde pública mais digna, eficiente e próxima da população cuiabana.