quarta-feira, junho 19, 2024
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
No menu items!
InícioSaúdeLula disposto a negociar taxação de compras de até US$ 50, mas...

Lula disposto a negociar taxação de compras de até US$ 50, mas pode vetar medida

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quinta-feira, 23, estar aberto a negociar com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), sobre a proposta de taxação de compras internacionais de até 50 dólares. No entanto, Lula também mencionou a possibilidade de vetar a medida caso seja aprovada pelo Congresso.Durante uma entrevista antes da chegada do presidente do Benim, Patrice Talon, ao Palácio do Planalto, Lula destacou a importância de considerar as isenções para compras no exterior, especialmente para pessoas de menor poder aquisitivo que adquirem produtos como “bugigangas” pela internet.

Lula avalia possibilidade de veto e negociação

Questionado sobre um possível veto à taxação, Lula indicou inicialmente que essa seria a tendência, mas também expressou interesse em negociar o assunto com a Câmara. Ele afirmou: “A tendência é vetar, mas a tendência também pode ser negociar. Não tem nenhum encontro previsto (com Lira), mas se ele quiser conversar, eu depois do presidente do Benim estou à disposição.”Na quarta-feira, a votação da proposta foi adiada devido à falta de consenso. O debate gira em torno das compras internacionais, principalmente em sites chineses como Shein, Shopee e AliExpress, que geram preocupações sobre concorrência desleal e impactos no mercado nacional.

Pressão do setor varejista e posicionamento político

Empresas brasileiras do setor varejista e têxtil têm defendido a taxação das compras internacionais, alegando falta de isonomia tributária. O debate envolve a busca por equilíbrio entre a competitividade do mercado nacional e a tributação de produtos importados.

Fonte: IstoÉ

Entre no grupo da VTNEWS no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Mais popular

Comentários recentes