Colonoscopia investiga se diarreias crônicas estão ligadas a doenças inflamatórias e câncer

    0
    296

    As causas de diarreias crônicas, aquelas que duram por um período maior ou igual a 4 semanas, podem ser diagnosticadas por meio da colonoscopia, que é um exame endoscópico do intestino grosso.

    O endoscopista e gastroenterologista Roberto Barreto, que atua em Mato Grosso, observa que a endoscopia geralmente é indicada para investigar se a diarreia crônica está relacionada a doenças inflamatórias intestinais como doença de Crohn, retocolite ulcerativa, doença celíaca e é, atualmente, um dos principais métodos de rastreamento do câncer de cólon e reto e câncer intestinal.

    “A colonoscopia é um exame que permite ao médico analisar o revestimento interno do intestino grosso e parte do intestino delgado, em uma área que corresponde ao reto, ao cólon e ao íleo terminal”.

    Normalmente o exame é realizado sob sedação para o conforto do paciente, permitindo ao médico a identificação, diagnóstico através de biópsia e, eventualmente, a retirada de lesões intestinais.

    Indicações

    O exame de colonoscopia é indicado para diagnosticar vários tipos de doenças, a começar pelo câncer de cólon e reto ou pólipos.

    O câncer de cólon e reto abrange tumores na parte do intestino grosso, que é chamada de cólon, no reto e no ânus. Ele pode atingir homens e mulheres, geralmente por volta dos 50 anos de idade. Costuma se desenvolver de forma lenta e, se descoberto em estágio inicial, tem altas chances de cura.

    O exame também investiga a causa de sangue nas fezes ou hemorragia retal e de fezes escuras ou pretas.

    “Além de encontrar a causa de uma diarreia crônica, a colonoscopia pode encontrar uma possível causa para anemia ferropriva e analisar a causa de uma perda de peso inexplicável”, acrescenta Dr. Roberto Barreto.

    O especialista observa também a importância da colonoscopia para acompanhar ou tratar a colite, analisar o cólon após resultados anormais de um exame de fezes e procurar a causa de dor abdominal crônica. A colonoscopia também é usada para acompanhar pacientes portadores de pólipos.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui