Na manhã desta quinta-feira (5), a Polícia Federal deflagrou a Operação Rescaldo, tendo como um dos alvos o vereador afastado de Cuiabá, Chico 2000 (PL). A ação investiga supostos crimes eleitorais cometidos durante as eleições municipais de 2024, incluindo a oferta de vantagens indevidas a eleitores para obtenção de votos.
A operação teve início após a apresentação de uma notícia-crime à Polícia Federal, indicando que Chico 2000 teria abordado eleitores que apoiavam outro candidato do mesmo partido, oferecendo benefícios em troca de apoio eleitoral. Foram cumpridos mandados de busca e apreensão em residências localizadas em Cuiabá e Várzea Grande, expedidos pelo Juízo das Garantias do Núcleo I do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso.
Caso as suspeitas sejam confirmadas, o vereador poderá responder por captação ilícita de sufrágio e difamação eleitoral, crimes que podem acarretar penas de até cinco anos de reclusão.
Chico 2000 já estava afastado de suas funções desde abril deste ano, devido à Operação Perfídia, que apura um esquema de propina relacionado à aprovação de projetos legislativos que beneficiaram a empresa HB20 Construções, responsável pelas obras do Contorno Leste em Cuiabá. Na ocasião, o vereador e o colega Sargento Joelson (PSB) foram acusados de receber R$ 250 mil para aprovar uma proposta que permitiu a renegociação de dívidas tributárias da prefeitura, favorecendo diretamente a empresa investigada.
Apesar do afastamento, ambos os vereadores conseguiram na Justiça o direito de continuar recebendo seus salários mensais de R$ 26 mil, decisão que gerou críticas e será contestada pela presidência da Câmara Municipal.




