São Paulo e Juventude ficaram no 0 a 0 no Mané Garrincha. Prejudicados pelo gramado ruim do estádio em Brasília, ambos pouco conseguiram produzir em um tedioso confronto pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro. O time paulista viu o Fortaleza assumir a posição no G-4 e termina a rodada fora da zona de classificação direta para a Libertadores.
Ainda que as condições do campo estivessem longe do ideal, o baixo nível do jogo também se deveu às estratégias das equipes. O São Paulo não se acertou com uma formação diferente, sem um centroavante de referência, além de sentir falta de Alisson, lesionado, no meio-campo. Já o Juventude preferiu buscar os erros do adversário e se focou mais na defesa. As melhores chances surgiram em bolas paradas.
Com o resultado, o São Paulo fica em quinto lugar, com 31 pontos. A equipe de Luis Zubeldía volta a campo na quarta-feira, às 19h30, contra o líder Botafogo, no Morumbi, sem o treinador, suspenso por excesso de cartões amarelos. O Juventude ocupa a 12ª posição, com 21 pontos. O time viaja a Belo Horizonte, onde enfrenta o Cruzeiro, no Mineirão, na quarta-feira, às 19h.
A equipe paulista começou acelerada, com André Silva tendo uma chance inicial, mas chutando para fora. O ataque foi composto apenas pelo camisa 17 e Ferreirinha, que atuaram abertos nas pontas, dificultando a aproximação dos demais jogadores. Lucas e Luciano tentaram preencher a lacuna, mas a ausência de um centroavante como Calleri foi sentida. A equipe também caiu de rendimento sem Alisson, que se recupera de uma cirurgia no tornozelo direito.
O lance mais perigoso do primeiro tempo foi um chute de Luciano no travessão, após um escanteio afastado pela defesa do Juventude. O gramado do Mané Garrincha, que dificultava a rolagem da bola, contribuiu para o desempenho fraco das equipes.
Na segunda etapa, a partida continuou física, com muitas divididas. As equipes mostraram mais vigor na busca por ataques. Lucas se destacou com jogadas individuais, encontrando Ferreirinha sozinho na entrada da área, mas o atacante desperdiçou a chance. Rodrigo Nestor entrou no lugar de Ferreirinha e tentou finalizar de fora da área, sem sucesso.
Do lado do Juventude, Erick também tentou marcar após receber um lançamento, mas seu chute foi anulado por uma falta no começo da jogada. Gabriel Taliari teve uma chance clara de frente para Rafael, mas acertou o travessão. O Juventude, que tem um bom desempenho como mandante no Campeonato Brasileiro, registrou seu segundo empate no Mané Garrincha nesta temporada.
Fonte: JovemPan