O presidente Jair Bolsonaro acionou na manhã desta sexta-feira (26), na cidade de Penaforte, no Ceará, as comportas que vão permitir que as águas do Rio São Francisco cheguem ao estado do Ceará. A obra inaugurada faz parte do Eixo Norte do Projeto de Integração do São Francisco.
Segundo o governo, quando todas a estruturas e sistemas complementares nos estados estiverem em operação, cerca de 12 milhões de pessoas em 390 municípios de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte serão beneficiadas.
Após a abertura oficial das comportas, o presidente Jair Bolsonaro ressaltou que a obra levará água para quem realmente precisa e que a intervenção faz parte da recomendação do governo de não deixar nenhuma obra parada.
“[Vai servir para] Agricultura, irrigar terras, levar água pra casa do cidadão nordestino, é uma novela enorme que está chegando ao fim”.
A transposição das águas do Rio São Francisco abastecia atualmente o Reservatório Milagres, em Pernambuco. Agora, ela passará pelo Túnel Milagres, na divisa entre Ceará e Pernambuco, e chegará ao Reservatório Jati. De lá, o recurso segue até a Paraíba e o Rio Grande do Norte.
O Projeto Integração do Rio São Francisco é a maior obra hídrica do Brasil e conta com mais de 477 quilômetros de extensão. Estima-se que quando todo o empreendimento estiver pronto, mais de 12 milhões de pessoas em 390 cidades de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte sejam beneficiadas.
Bolsonaro ainda disse que está feliz em levar a água para quem precisa:
“A recomendação desde o início do Governo que não deixaríamos nenhuma obra parada. Ficamos felizes em trazer a água para quem precisa.”
E ainda acrescentou:
“Vai ajudar na agricultura e levar água para o cidadão nordestino. É uma novela que está chegando ao fim.”
Assista abaixo as imagens através de vídeo da TV Brasil:
Fonte: Pleno News